qua, 28 de maio de 2025

Variedades Digital | 24 e 25.05.25

Livramento Sediará Eventos Apícolas e Meliponícolas de Destaque em Agosto

Sant’Ana do Livramento se prepara para receber produtores de mel de todo o Rio Grande do Sul nos dias 14 e 15 de agosto. O Sindicato Rural da cidade sediará uma série de eventos de grande relevância para o setor, incluindo o 26º Seminário Estadual de Apicultura, o 20º Seminário Estadual de Meliponicultura, o 3º Concurso Estadual de Mel de Abelha sem Ferrão, o 25º Concurso Estadual de Mel e a 25ª Expoapis.

A realização é da ASA – Associação Santanense de Apicultores e da Fargs – Federação Apícola e de Meliponicultura do Rio Grande do Sul, contando com a participação ativa da COOPAMEL – Cooperativa de Produtores de Mel de Sant’Ana do Livramento. A cooperativa desempenha um papel fundamental no fomento e na valorização da produção de mel na região, atuando no suporte aos apicultores e meliponicultores locais e na promoção dos produtos da terra. A presença e o engajamento da COOPAMEL nos eventos reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do mel e seus derivados.

Os seminários prometem trazer as últimas novidades e discussões sobre o manejo de abelhas com e sem ferrão, técnicas de produção e inovações no setor. Já os concursos estaduais de mel, incluindo a categoria de mel de abelha sem ferrão, são uma oportunidade para os produtores gaúchos mostrarem a qualidade de seus produtos, enquanto a Expoapis oferecerá um espaço para negócios, exposição de equipamentos e produtos apícolas.

O evento conta com o apoio de entidades como Sebrae Agronegócio, Rural, Uergs, Unipampa e CBA – Confederação Brasileira de Apicultura, e patrocínio do Senar, Observatório de Abelhas, Poder Legislativo e E.

Apicultores, meliponicultores, estudantes e interessados na área já podem “Salvar a Data” para não perderem essa oportunidade de atualização, troca de experiências e celebração do mel gaúcho em Sant’Ana do Livramento.

Do celeiro do mundo ao pão nosso de cada IOF

Do celeiro do mundo ao pão nosso de cada IOF Não é novidade para ninguém que um aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) impacta o produtor rural de forma bastante direta, principalmente porque ele depende fortemente de operações financeiras para conduzir suas atividades. Mesmo que haja isenções ou alíquotas reduzidas para algumas operações específicas do agronegócio (como o crédito