dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Incubadora Fronteira Criativa abre ciclo formativo para artesãos da fronteira entre Brasil e Uruguai

A Incubadora Fronteira Criativa dá início a um novo ciclo formativo voltado a artesãos em atividade nas cidades de Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai). A proposta busca valorizar os saberes tradicionais da região, impulsionar a criação de novos produtos identitários e fortalecer o turismo cultural na fronteira oeste.

📅 O ciclo será realizado de 28 de maio a 30 de agosto, com encontros presenciais sempre às quartas-feiras, e as inscrições são gratuitas. A atividade integra a etapa de pré-incubação e é parte dos serviços oferecidos pela incubadora.

🎯 A formação faz parte do projeto aprovado no edital PNAB Culturas Populares da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS) e marca o início de uma nova fase da incubadora, focada em conectar tradição e inovação.

🚀 Chamada para Incubação (30/05 a 30/06)
Entre os dias 30 de maio e 30 de junho, estarão abertas as inscrições para a seleção de 10 artesãos da região que participarão de um processo de incubação gratuito, com duração de 9 meses.

Os selecionados terão acesso a:

✨ Mentorias criativas com designers de produto

📈 Acompanhamento em gestão de negócios e comercialização

🧵 Co-criação de uma coleção coletiva, que será posteriormente comercializada

📚 Ao final do processo, os produtos desenvolvidos serão apresentados em um catálogo coletivo e na Feira Fronteira Criativa, com edição especial em Porto Alegre.

👩‍⚖️ A seleção será realizada por uma comissão composta por designers de produto, consultores do projeto e uma produtora cultural.

 

INSTAGRAM FRONTEIRA CRIATIVA

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada