O Festival Cantador de Campanha, evento tradicional que celebra a música e a cultura gaúcha, anunciou que não realizará sua 9ª edição em 2025. A notícia foi divulgada pela Comissão Organizadora, que expressou profundo respeito e consideração a todos os envolvidos.
Em comunicado oficial, a organização do festival, liderada por Carla Martins, Idealizadora e Presidente, enfatizou que a decisão foi tomada por “RESPEITO e consideração aos Músicos, Intérpretes, Compositores e demais AMIGOS que fizeram parte das 8 edições já realizadas e que sempre foram fundamentais, ajudando a escrever essa história, que construiu sua própria identidade e ESSÊNCIA”.
A nota ressalta ainda o compromisso com o “carinho, RESPEITO, seriedade e ÉTICA”. Em um tom de lamento, mas também de afirmação, a comissão declarou: “Jamais permitiremos que essa ESSÊNCIA seja subtraída e nossa história seja apagada!”.
Apesar do cancelamento da edição de 2025, a organização fez questão de agradecer o apoio e carinho recebidos, bem como a confiança demonstrada pelas Entidades Tradicionalistas que continuam a convidar o festival para seus eventos. “Maior prova da CONFIANÇA que conquistamos, pela seriedade e TRANSPARÊNCIA que nos definem”, diz o comunicado.
A Comissão Organizadora deixou uma porta aberta para o futuro, afirmando que “Tão logo haja possibilidade de estruturarmos nova data e local, a realização acontecerá como sempre foi: Com a ‘PRESENÇA dos AMIGOS’, nossa maior riqueza!”.O cancelamento da edição de 2025 representa uma pausa em uma tradição que, segundo a organização, pretende ser retomada.