qua, 28 de maio de 2025

Variedades Digital | 24 e 25.05.25

DRACO cumpre mandado de busca por furto e abigeato em Sant’Ana do Livramento

Foram apreendidos no local balança, carnes sem procedência e materiais utilizados para manuseio dos produtos
Foto : Aline Duarte / AP

 

Na tarde desta terça-feira (27), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Vila Cristal, em Sant’Ana do Livramento, por volta das 16h30. A ação faz parte de uma investigação sobre crimes de furto e abigeato (roubo de animais para abate).

A operação foi coordenada pelo delegado Linhares e resultou na apreensão de diversos itens utilizados para o manuseio e pesagem de carne, como uma balança e ganchos metálicos, além de uma certa quantidade de carne sem procedência comprovada. Os cortes, de origem caseira, apresentavam vestígios de terra e grama, o que indica que os animais teriam sido abatidos recentemente e de forma clandestina.

Dois indivíduos, moradores da residência, foram abordados durante o cumprimento do mandado. Os mesmos não souberam informar às autoridades a origem da carne encontrada no local. A suspeita é de que o produto seja proveniente de abigeato.

Segundo a polícia, o prejuízo causado a possível vítima dos furtos já ultrapassa R$ 70 mil somente neste ano. Os crimes vêm sendo registrados desde novembro de 2024, totalizando cerca de sete meses de perdas.

Pampa Gaúcho Lidera a Conservação com Queda Histórica de 42% no Desmatamento

Uma excelente notícia para o meio ambiente gaúcho: o bioma Pampa, exclusivo do Rio Grande do Sul no Brasil, registrou uma impressionante queda de 42% no desmatamento em 2024. Os dados são do mais recente relatório do MapBiomas, divulgado hoje, que coloca o Pampa como o bioma com a menor área desmatada em todo o país: apenas 0,1% do total,

Deputado Zucco denuncia ao TCU suposto esquema de desvio de recursos no G20 Social com uso da OEI

O líder da oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta terça-feira (27), representação no Tribunal de Contas da União (TCU) denunciando o que classifica como um esquema de simulação e fraude à lei na realização do chamado ”G20 Social”, evento paralelo ao G20, idealizado pela primeira-dama Rosângela da Silva (Janja). O parlamentar requer a imediata suspensão de pagamentos