qua, 28 de maio de 2025

Variedades Digital | 24 e 25.05.25

Farsul Completa 98 Anos Refletindo Trajetória de Lutas e Conquistas do Agronegócio Gaúcho

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) celebrou no último sábado, 24 de maio, seus 98 anos de fundação. A data, que marca quase um século de atuação em defesa do setor rural gaúcho, foi comemorada na sexta-feira (23) com um jantar especial para Presidentes de Sindicatos, Diretores e Funcionários do Sistema Farsul.

O Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, enfatizou a relevância da federação como reflexo do crescimento do agronegócio no cenário nacional e global. “Em termos agrícolas, tudo nasceu neste Rio Grande. Um dia um povo muito corajoso, muito aguerrido, subiu o Brasil e construiu esse País agrícola. O nosso setor superou, e vem superando, toda adversidade possível para tornar o Brasil nessa potência. E essa casa tem muito a ver com isso, com o conhecimento dos 23 presidentes que me antecederam”, declarou Pereira, destacando a importância histórica da entidade.

Pampa Gaúcho Lidera a Conservação com Queda Histórica de 42% no Desmatamento

Uma excelente notícia para o meio ambiente gaúcho: o bioma Pampa, exclusivo do Rio Grande do Sul no Brasil, registrou uma impressionante queda de 42% no desmatamento em 2024. Os dados são do mais recente relatório do MapBiomas, divulgado hoje, que coloca o Pampa como o bioma com a menor área desmatada em todo o país: apenas 0,1% do total,

Deputado Zucco denuncia ao TCU suposto esquema de desvio de recursos no G20 Social com uso da OEI

O líder da oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta terça-feira (27), representação no Tribunal de Contas da União (TCU) denunciando o que classifica como um esquema de simulação e fraude à lei na realização do chamado ”G20 Social”, evento paralelo ao G20, idealizado pela primeira-dama Rosângela da Silva (Janja). O parlamentar requer a imediata suspensão de pagamentos