O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) participou, de 12 a 14 de maio, do II Seminário de Desenvolvimento Social, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Sedes). O evento, realizado em Restinga Sêca, teve como objetivo fomentar a articulação e o fortalecimento da gestão das políticas públicas de assistência social nos municípios gaúchos.
Representado pelos auditores Felipe Lottermann Rizzardo e Renato Pedroso Lauris, integrantes do Centro de Orientação e Fiscalização de Políticas Públicas (CPP), o TCE-RS apresentou a atuação do órgão na área da assistência social.
A exposição abordou o trabalho desenvolvido, citando as auditorias operacionais, visitas de gestão (piloto em parceria com a Regional de Santa Cruz do Sul) e a produção de cartilhas orientativas. Além disso, os auditores destacaram as ações estratégicas voltadas à primeira infância e à resposta emergencial durante as enchentes que atingiram o estado.
Durante a apresentação, os representantes do TCE-RS ressaltaram a importância da vigilância socioassistencial e do uso de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento dos CRAS (IDCRAS) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVCAD), como ferramentas para o aprimoramento da gestão e a tomada de decisões na área da assistência social.
Entre os projetos em andamento, destacam-se a Auditoria Nacional sobre a Primeira Infância, realizada em parceria com outros tribunais de contas, e que faz parte do projeto estratégico “Primeira Infância: cuidando do que mais importa”.
A participação do TCE-RS no seminário permitiu uma rica troca de conhecimento com os gestores da área. Os gestores tiveram conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas no Tribunal, enquanto os auditores puderam conhecer com maior profundidade a realidade e os desafios da política de assistência social.