seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

Deputado Federal Zucco (PL) - Foto: Cedida

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não com o conteúdo da conversa, mas com o seu vazamento à imprensa. Isso é típico de regimes que escondem a verdade do povo.

A China é uma ditadura digital. Um Estado policialesco que reprime, persegue e silencia qualquer voz divergente por meio de uma teia de censura, vigilância e repressão. Lá, redes sociais são controladas com mão de ferro; o conteúdo é filtrado pelo Partido Comunista; e os cidadãos vivem sob constante supervisão. Quando o presidente da República busca inspiração nesse modelo para lidar com as redes sociais no Brasil, o que está sendo confessado ao mundo é o desejo de transformar nossa democracia em um simulacro autoritário.

É ainda mais grave que o interlocutor direto desse tipo de tratativa não seja sequer um membro do governo com cargo legalmente responsável pela política digital do país, mas sim a esposa do presidente. A atuação da primeira-dama nesse episódio revela um governo paralelo e sem transparência, que atropela as instituições e flerta abertamente com práticas incompatíveis com a liberdade e a Constituição.

Ao convidar agentes da ditadura chinesa para virem ao Brasil discutir “regulação” — leia-se, censura — de redes sociais como o TikTok, o governo Lula mostra sua real intenção: silenciar a crítica, calar a oposição, controlar o debate público e manter o povo sob vigilância ideológica. É um projeto perigoso, que ameaça os pilares do Estado de Direito e coloca o país num caminho sombrio de retrocesso.

A oposição estará vigilante. Não permitiremos que o Brasil seja entregue a modelos autoritários. Censura é censura, venha de onde vier — e não há verniz técnico ou diplomático que disfarce o seu verdadeiro objetivo: calar a liberdade de expressão.

É dever de todos os democratas reagir. O Congresso Nacional será chamado a se posicionar com firmeza. A sociedade civil precisa estar alerta. O Brasil não será uma colônia digital da China. Defenderemos até o fim a liberdade, o direito de opinião, e a soberania do povo brasileiro sobre suas próprias redes, suas vozes e seus dados.

Deputado Federal Zucco (PL-RS)
Líder da Oposição na Câmara dos Deputados

Por Deputado Zucco – Zucco visita governador de SC, entrega camisa do Grêmio e revela o segredo por trás do sucesso do estado

  O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, esteve em Santa Catarina em uma agenda intensa de reuniões para conhecer as boas práticas de gestão implementadas pelo governador Jorginho Mello (PL). O mote da visita foi justamente buscar ideias e propostas que possam ser aplicadas ao Rio Grande do Sul,

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do