seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Polícia Civil desmantela esquema milionário de crimes rurais em Dom Pedrito

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (12/05) uma operação que resultou na prisão de três homens em flagrante delito na localidade da Chicaca, interior de Dom Pedrito. A ação desarticulou um esquema criminoso de receptação de defensivos agrícolas, maquinário furtado e prática de crime ambiental. O trabalho foi executado pela 1ª Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Bagé com apoio da 2ª DECRAB de Alegrete e fiscais da Secretaria de Agricultura.

A investigação da 1ª Decrab apontou para a existência de propriedades rurais na região que estariam armazenando produtos e maquinário de origem ilícita. Munidos de mandados de busca e apreensão, os policiais civis cercaram duas propriedades, obtendo êxito em localizar um vasto arsenal de ilicitudes.

Em uma das propriedades, um dos suspeitos tentou empreender fuga portando duas armas de fogo, que foram dispensadas em meio ao campo. Uma terceira arma foi encontrada no interior da residência.

No local, os agentes da Decrab encontraram uma grande quantidade de defensivos agrícolas sem comprovação de origem, evidenciando tratar-se de produtos furtados. Os defensivos estavam acondicionados em um ônibus, veículo que também estava em situação irregular, sem a devida documentação.

Os policiais civis encontraram também um caminhão carregado com embalagens vazias de defensivos, igualmente sem procedência, e registraram os números de lote, visando identificar as vítimas dos furtos.

A prática criminosa se estendia ao descarte irregular dessas embalagens queimadas pelos suspeitos na tentativa de ocultar sua origem, configurando um grave crime ambiental. A legislação vigente exige a destinação correta desses materiais em locais apropriados.

Graneleiro

Outra descoberta significativa foi um graneleiro, avaliado em mais de R$ 50.000.00 (cinquenta mil reais), reconhecido como produto de um furto ocorrido no município de Salto do Jacuí em 2024. O delegado Guilherme Nunes, titular da 1ª Decrab de Bagé, informou que a Polícia Civil já está em contato com o proprietário do implemento que forneceu a documentação comprobatória.

“Acreditamos que os produtos apreendidos sejam provenientes de diversas vítimas. Através da análise dos lotes dos defensivos, esperamos identificar os proprietários lesados e avançar na completa desarticulação desta organização criminosa”, ressaltou o Delegado Guilherme Nunes.

A operação demonstra a atuação firme e estratégica da Polícia Civil no combate aos crimes rurais, garantindo a segurança e a proteção do patrimônio dos produtores da região. As investigações prosseguirão para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão total dos prejuízos causados.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que