ter, 13 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Alunos da EEEM André Leão Puente assistem peça teatral sobre medula óssea

Espetáculo "Doador do Futuro, Semeando Esperança" aborda a importância da doação
Foto: Divulgação

Cerca de 100 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) André Leão Puente assistiram à peça teatral “Doador do Futuro, Semeando Esperança” na tarde desta segunda-feira (12).
A segunda edição do projeto Doador do Futuro abordou o tema da doação de medula óssea.

Por meio da peça, os estudantes conheceram a história, baseada em fatos, de André, um jovem estudante de cinema que conhece seus três melhores amigos durante a faculdade. No entanto, o protagonista é diagnosticado com leucemia e começa a sua busca pelo transplante de medulo óssea.

“A interação com a plateia é um dos principais diferenciais da peça. A ordem das cenas é sempre sorteada, tornando cada espetáculoúnico. A trajetória do André é contada destacando a importância dadoação de medula óssea e apresentando os conceitos técnicos deforma clara e objetiva”, explica o vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Pietro (IPIETRO), José Luís Barbosa.
Para a estudante Érica Gaspari, 17 anos, a iniciativa trouxe umatemática relevante, porém pouco discutida entre os jovens.“Não é um assunto debatido com frequência nas escolas. Na minha opinião, é um tema essencial. Perdi um familiar por falta de doaçãode sangue. Não foi por medula óssea, mas poderia ter sido. Quandocompletar 18 anos, serei doadora de sangue e medula óssea. A peçae o material informativo distribuído ajudaram a esclarecer dúvidas e aampliar a discussão sobre a temática”, destaca a aluna do 3º ano daEEEM André Leão Puente.

O aluno Mikael Ferreira, 19, relembra a experiência na ediçãoanterior e destaca a participação na segunda edição.“São ações que auxiliam na conscientização. Por exemplo, tenhocolegas que não possuem muito conhecimento sobre o tema. Éimportante participar dos eventos para aumentar o conhecimento. Ahistória da peça ajuda a incentivar a doação. Ainda não sou doador,mas pretendo ser”, salienta o morador do bairro Mato Grande.

Inspirada na história real de Pietro Albuquerque, vítima de leucemiamieloide aguda (LMA), a peça teatral revela a jornada do jovem de 19 anos, falecido em 2009, após não encontrar um doador de medulaóssea.
O advogado e ex-deputado estadual e federal Beto Albuquerquerecorda do período difícil que o filho passou.“O Pietro estaria vivo se tivesse encontrado a tempo um doador. Sigona luta por ele e por todos que necessitam de doação. É uma formade vencer o luto de perder um filho”, desabafa. Albuquerque é fundador e atual presidente do IPIETRO.“O instituto nasceu revestido de garra e compromisso com a causaabraçada, a doação de medula óssea e a atenção às leucemias”, completa.

Fonte: abc+

Serasa oferece orientações financeira antes do “sim”: 54% dos casais planejam gastar até R$ 40 mil com casamento

  ● Cartilha de casamentos gratuita da Serasa traz dicas práticas para organizar as finanças do casamento e da vida a dois ● Conteúdo aborda orçamento da cerimônia, divisão de despesas, rotina financeira e uso consciente do crédito ● 52% dos casais se organizam para gastos extras ● 47% contam com ajuda financeira da família para realizar o casamento ●

Por Deputado Federal Zucco

“É desumano roubar milhões de aposentados que trabalharam a vida toda. É um desrespeito com os mais vulneráveis e com o dinheiro público. Diante desse escândalo, o Congresso tem o dever de agir. Exigimos a CPI do INSS para punir os responsáveis.”