seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

O legado de Ruth: mãe transforma paixão pela corrida em herança para as filhas

Com amor, disciplina e inspiração, Ruth compartilhou seu hobby com as três filhas – Siham, Sameher e Suzen – e hoje vê a corrida unindo gerações dentro da família.

Para Ruth, a corrida vai muito além de um hobby: ela é ferramenta de saúde, conexão familiar e superação. Mãe de três filhas – Siham, Sameher e Suzen – ela fez da paixão pelo esporte um verdadeiro legado. Desde a infância, Ruth incentivou a prática de atividades físicas com as meninas, e foi com elas que começou a correr, quilômetro a quilômetro, até completar a primeira meia maratona em família.

 

“A Siham começou me acompanhando nos treinos. Depois a Sameher, na adolescência, não queria muito, mas foi junto. Em 2016 corri minha primeira meia maratona no Rio de Janeiro e voltei tão encantada que desafiei as meninas: ‘vocês só vão correr no Rio se treinarem 21 km’. Elas toparam”, lembra Ruth, orgulhosa.

O resultado foi uma viagem memorável em 2017, com a participação das três na meia maratona carioca – cada uma vencendo seus próprios limites. “Até meu irmão foi junto, e minha filha menor, Suzen, correu 5 km com o pai”, conta.

A dedicação de Ruth e das filhas foi tão grande que Sameher levou a corrida além: tornou-se atleta de alto rendimento, conquistando o 13º lugar no ranking brasileiro de atletismo e até recordes sul-americanos em provas no Uruguai. “Ela conheceu atletas quenianos e mergulhou de vez nas competições. Estava treinando para as Olimpíadas quando, infelizmente, sofreu uma grave lesão no joelho que a tirou das pistas competitivas.”

Mesmo com a cirurgia delicada e o nascimento do primeiro filho, Sameher não deixou a corrida de lado. Está voltando aos treinos e já se prepara para participar, ao lado da mãe, de mais um desafio em setembro – Ruth na meia maratona, e a filha, em uma prova menor, respeitando o processo de recuperação.

Enquanto isso, do outro lado do mundo, Siham mantém o ritmo mesmo vivendo nas Filipinas. Formada em Relações Internacionais, ela arranja tempo entre um compromisso e outro para calçar o tênis e registrar os treinos, que compartilha com a mãe à distância.

“É muito bonito ver isso. Mesmo com dificuldades, elas seguem. Meu pai, com 85 anos, também correu 5 km com a gente. Todo mundo na família acaba participando de alguma forma. É uma forma de cuidar da saúde e de estarmos juntos”, finaliza Ruth, com um sorriso que traduz o orgulho de ter passado não só um hobby, mas uma filosofia de vida.

WhatsApp: (55) 984189484
@artedocontroleoficial

 

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A