ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Ana Emília é mãe da Tunica e da Jojô Todinho, duas chihuahuas inseparáveis, e mostra que amor materno também late, pula e pede colo

“Ser mãe vai muito além do que dizem”

Chamo-me Ana Emília e, desde criança, os animais sempre fizeram parte da minha vida. Cães, principalmente. Se você folhear meus álbuns antigos, vai me encontrar sempre rodeada por eles — literalmente. Eles sempre estiveram ali, fazendo parte da família, da rotina e dos momentos importantes.

Hoje, minhas grandes companheiras são duas chihuahuas: a Tunica e a Jojô Todinho. Onde eu estou, elas estão. Pedem colo, participam de tudo, demonstram carinho o tempo todo. Não é exagero dizer que são minhas filhas de quatro patas — e quem convive com animais sabe bem do que estou falando.

A comunicação entre nós é especial. Elas pedem tudo à maneira delas. Um exemplo: têm um macaquinho de pelúcia que adoram. Quando o brinquedo está fora de alcance, a Tunica vem até mim, dá pulinhos, me leva até o local e “pede” para eu pegar. É lindo ver como elas se expressam.
E a recepção? Toda vez que chego em casa, é como se eu tivesse voltado de uma longa viagem. Uma festa, uma alegria contagiante.

A Tunica ainda é minha parceira de cavalgadas. Desde novinha anda a cavalo comigo, toda orgulhosa, de pezinho na frente da sela. Já me acompanha há quatro anos no desfile do 20 de setembro! A Jojô é mais sapeca, não para quieta — então, ela fica na torcida.
E ambas sabem exatamente quando estamos indo visitar a “vovó” (minha sogra). Mesmo sem enxergar a rua, ficam agitadíssimas ao chegar lá. Correm para a cozinha, porque sabem que vão ganhar um agrado!

Recentemente, perdemos a Ronda, nossa pitbull, uma companheira maravilhosa. A dor foi imensa. Ela era parte da família, como todos os nossos pets. Quem ama um animal entende: é um amor que não se mede.
Hoje, além das meninas, temos mais uma pitbull, a Russa, e um gato carinhoso chamado Tibúrcio — ou Tibu. Nossa casa é cheia de vida e de afeto. Eles têm acesso a todos os espaços — e também a todos os corações daqui.

Sou mãe de três filhos adultos. Quando falo das cadelinhas, digo: “são as irmãs de vocês!” Minha filha Paola é quem mais compartilha desse amor — e já sei que, se um dia eu faltar, ela vai cuidar das gurias com todo o carinho do mundo.

Não sou de colocar roupinhas neles, a não ser no inverno, mas cuido das vacinas, dos brinquedinhos, do que precisam. E se não posso levá-las a algum lugar… muitas vezes, prefiro nem ir. Porque ser mãe, mesmo de pet, também é isso: amar, proteger e colocar o bem-estar dos filhos — de quatro patas ou não — sempre em primeiro lugar.

Neste Dia das Mães, eu celebro o amor em sua forma mais pura e leal. Um amor que late, pula no colo, pede carinho e nunca, nunca abandona.

Ana Emília não descuida da saúde de suas filhas pets, levando-as, regularmente, a sua Clínica preferida, que é a Clinicão, para o acompanhamento de seu desenvolvimento.

 

 

Entrega de documentos do Processo Seletivo da Saúde é adiada devido a avarias no prédio da Secretaria

  Entrega de documentos do Processo Seletivo da Saúde é adiada devido a avarias no prédio da Secretaria A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento informou nesta terça-feira (18) que a entrega dos documentos do Processo Seletivo Simplificado da Saúde, prevista para ocorrer hoje e amanhã (terça e quarta-feira), precisou ser adiada. O motivo, segundo o comunicado oficial, são as avarias

PRF apreende 8 kg de haxixe em ônibus que saía da fronteira com o Uruguai

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta segunda-feira (16) cerca de oito quilos de haxixe em um ônibus que fazia a linha de Sant’Ana do Livramento a Porto Alegre. Um homem de 23 anos, natural de Santa Maria, foi preso em flagrante. A ação ocorreu na BR-290, em Rosário do Sul, durante uma fiscalização de rotina de combate

Granizo causa estragos em Sant’Ana do Livramento

Pedras de gelo do tamanho de bolas de gude causam transtornos e deixam cerca de 100 casas atingidas na Fronteira Oeste. Serviços públicos também são afetados. Sant’Ana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foi atingida por uma forte queda de granizo na noite de segunda-feira (16), logo após uma intensa chuva. O fenômeno, que durou pouco