Sant’Ana do Livramento/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (8/5), a Operação Flash, destinada a coibir grupo criminoso especializado na importação ilícita de memórias SSD (memórias flash), que são internalizadas por meio da fronteira entre Santana do Livramento/RS e Rivera/URU.
A investigação teve início em março de 2025, com a prisão em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de um indivíduo natural de Curitiba/PR na posse de 2.200 unidades de Memória SSD, todas de procedência estrangeira, acondicionadas no interior de uma mala de viagem. A prisão ocorreu durante fiscalização de rotina a um ônibus que executa a linha Sant’Ana do Livramento/RS – Porto Alegre/RS.
Após diligências realizadas pela Polícia Federal, foi possível verificar que o indivíduo havia efetuado, na mesma ocasião, a postagem de duas encomendas, via Correios, também com destino a Porto Alegre, ocasião em que a PF, com apoio da Agência dos Correios, interceptou tais encomendas. Tratava-se do mesmo tipo de Memórias SSD apreendidas durante o flagrante, perfazendo a monta de 6.600 unidades de memórias, cujo valor de revenda restou estimado em cerca de R$ 1.379.400,00 (um milhão, trezentos e setenta e nove mil e quatrocentos reais).
Na ação, policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Sant’Ana do Livramento/RS (4), e Porto Alegre (1), todos expedidos pela Justiça Federal de Rio Grande/RS.
A Operação Flash tem como foco apurar não só os mecanismos de introdução ilícita de mercadorias no Brasil pelo grupo criminoso, mas também a utilização da logística do serviço postal dos Correios-ECT para fins de remessa de tais mercadorias até seus destinatários, valendo-se, para tanto, da emissão de notas fiscais dissimuladas por intermédio de empresas de “fachada”, constituídas para essa finalidade.
Comunicação Social da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento
Fone: (55) 3241-9000