sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

CMJDIR promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+

Evento será realizado no Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia e convida a comunidade a dialogar sobre direitos, inclusão e cidadania.
Foto: Internet

No dia 17 de maio, das 8h30 às 12h30, será realizada, no Plenário João Goulart da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, data emblemática que simboliza a resistência e a promoção da dignidade de pessoas LGBTQIAPN+ em todo o mundo, a data marca a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, de retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID), deixando de considerá-la um transtorno mental. Desde então, a data tornou-se um símbolo global na luta contra o preconceito e a violência motivados por orientação sexual e identidade de gênero.

 

A conferência é organizada pela Coordenadoria da Igualdade Racial e pela Coordenadoria da Diversidade Sexual e de Gênero, sob a coordenação da Secretaria Executiva das Coordenadorias da Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial (CMJDIR). O encontro tem como objetivo promover o debate público sobre políticas de equidade, combate à discriminação e garantia de direitos da população LGBTQIAPN+ em nível municipal.

 

A sigla LGBTQIAPN+ representa as diversas identidades e orientações que compõem esta comunidade: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos, Assexuais, Pansexuais e Não-binários, entre outras identidades que reivindicam reconhecimento e respeito.

 

A população está convidada a participar deste espaço democrático, de escuta, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e do respeito à diversidade.

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina