qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024.

A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo do Conselho Plano do Rio Grande, Clair Kuhn, deputados federais e estaduais gaúchos, a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, e lideranças empresariais do Estado.

Em sua manifestação, Rodrigo Lorenzoni, que é vice-presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, falou sobre a pesquisa recente do Sebrae que mostrou que mais da metade dos pequenos negócios do RS ainda não se recuperaram totalmente e estão com enormes dificuldades. De acordo com o Sebrae, 84% dessas empresas não têm recurso próprio para poder promover a sua recuperação e destas, metade não conseguiram crédito. Para o deputado, “o crédito é fundamental, mas além disso, formas de subsídio também são fundamentais e nós precisamos discutir com o governo federal – e acredito que essa comissão tem a legitimidade e a capacidade suficiente de liderar essa discussão – para que nós possamos eventualmente encontrar condições, inclusive do ponto de vista tributário, diferenciadas para essas empresas”.

Medidas de concessão de crédito, inclusive microcrédito, voltadas à recuperação de atividades econômicas do RS deverá ser pauta de uma próxima audiência pública requerida pelo presidente da comissão, Marcel van Hattem.

Foto Rodrigo Savedra

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de