Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
CORREIO BRAZILIENSE – Eleição faz Lula trocar ministra das Mulheres
O ESTADO DE S. PAULO – Ministro assinou emenda que adiou controle de desconto de aposentados
FOLHA DE S. PAULO – 29% dos brasileiros não conseguem entender texto simples nem fazer contas
O GLOBO – Quase um terço dos adultos no país não tem o básico de leitura e escrita
Valor Econômico – Indústria lidera lista de recuperações judiciais
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes do dia
Seis por meia – Em mais uma mudança na Esplanada para dar maior “visibilidade” às ações do governo, de olho em 2026, o presidente Lula nomeou Márcia Lopes para o Ministério das Mulheres, em substituição a Cida Gonçalves. Márcia integrou a segunda gestão do petista, em 2010, e é filiada ao PT, assim como sua antecessora. Lula, Márcia e Cida posaram para fotos. Denunciada à Comissão de Ética Pública da Presidência por supostos casos de assédio, a agora ex-ministra rebateu as acusações. “Eu estou tranquila, leve, feliz. Não é uma troca por incompetência, por assédio, por rixa. Não é isso. É uma troca de rumo, de momentos”. Já a nova chefe da pasta prometeu dar continuidade ao trabalho. Segundo ela, o maior desafio é fazer com que as ações cheguem a todas as mulheres do país.
Digital de ministro – O novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, nomeado no lugar de Carlos Lupi, assinou uma proposta quando era deputado federal, em 2021, que adiou o prazo de fiscalização do desconto de mensalidades de associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi levada à Câmara por duas associações agora suspeitas de fraudar e efetuar as cobranças indevidamente. Procurado, Wolney Queiroz não comentou. Uma medida provisória assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019 estabelecia que todos os descontos nas folhas de pagamento precisariam ser revalidados ano a ano, dando um instrumento de fiscalização nas operações. Após o lobby de associações que se beneficiaram com esses descontos, o prazo foi adiado duas vezes e a necessidade de revalidação acabou sendo totalmente extinta em 2022, diminuindo o controle sobre as cobranças agora investigadas pela Polícia Federal. Conforme o Estadão mostrou, o “jabuti” foi uma das ações que motivaram a explosão de descontos indevidos a partir de 2023.
Analfabetismo funcional – O Brasil estagnou na redução do analfabetismo funcional e a condição atinge 29% da população de 15 a 64 anos. Esse é o mesmo patamar que o país tinha em 2018 e ainda um recuo em relação a 2009, quando alcançava 27% dos brasileiros. O resultado é do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional), estudo coordenado pela Ação Educativa e que teve início em 2001. Até 2009, o indicador seguiu em contínua queda na proporção de analfabetos funcionais no país, mas desde então segue praticamente inalterado. O estudo entrevistou 2.544 pessoas em todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas pessoalmente com a aplicação de testes com perguntas que refletem situações do cotidiano, em diferentes graus de dificuldade. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O levantamento teve correalização da Fundação Itaú, em parceria também com Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef. O estudo considera que o analfabetismo funcional pode ser dividido em dois níveis: absoluto e rudimentar. Na última edição, 7% da população dessa faixa etária é considerada analfabeta absoluta, são aqueles que não conseguem ler palavras ou um número de telefone. Outros 22% ficam no nível de alfabetismo rudimentar, que é quando sabem ler e escrever, mas têm dificuldade para entender textos mais longos ou fazer contas com números maiores. Assim, a soma de ambos é 29%, que são considerados analfabetos funcionais.
Quem mais sofre – A indústria foi o setor da economia com o maior número de empresas em recuperação judicial no país no primeiro trimestre do ano. Segundo levantamento da consultoria RGF & Associados, de um total de 4.881 companhias, 1.112 eram fabris – a maioria delas ligadas ao agronegócio, como sucroalcooleiras, laticínios e frigoríficos. As 4,8 mil empresas em recuperação representam o maior número desde o segundo trimestre de 2023, início do acompanhamento, e também uma alta de 16,1% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Usinas de cana e confecções lideram o movimento, seguidas por fabricantes de embalagens plásticas. Segundo advogados e economistas, o aumento das taxas de juros é a principal razão para o crescimento do número de empresas em recuperação. A perspectiva para os próximos meses é a de que mais empresas entrem em reestruturação, em razão da desaceleração da economia. Problemas de gestão são a principal causa das reestruturações entre as empresas do agronegócio, que também tiveram sua situação agravada em razão de aumento nos custos de produção e quebras de safra causadas por problemas climáticos.
Sem refresco – A convocação do partido Novo e do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), para que o novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, vá ao Congresso explicar as fraudes do INSS deixou o governo com a certeza de que a pressão não vai diminuir nos próximos dias. Talvez meses. Daí a pressa do governo em promover o ressarcimento aos aposentados lesados pelas quadrilhas.
E o Centrão nada – Até aqui, a maioria das trocas de ministros de Lula serviu para resolver problemas do PT. Quanto ao Centrão, se não amarrar melhor, a tendência no futuro é de afastamento do governo.
O teste das frentes – Todas as frentes parlamentares ligadas à infraestrutura estão dedicadas, nesta terça-feira, a suspender a obstrução, a fim de votar o projeto de aperfeiçoamento da legislação de parcerias público privadas e concessões. Essas frentes, suprapartidárias, são a esperança de convencer o PL de Sóstenes Cavalcanti a abrir uma exceção. O PL está em obstrução há duas semanas, desde que o presidente da Câmara, Hugo Motta, em comum acordo com a maioria dos líderes, decidiu não colocar em pauta a proposta de anistia.
Até aqui… – O PL só aceitou suspender a obstrução para análise da cassação de Glauber Braga (PSol-RJ) e do caso do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), em que os bolsonaristas trabalham para sustar todo o processo contra o parlamentar, que abarca Jair Bolsonaro e os generais acusados de tentativa de golpe.
Três alas – O Cidadania está se desintegrando. Um grupo quer federação com o PSB, outro com o PSD, e um terceiro prefere ficar sozinho. A federação com o PSDB existe apenas no papel, como um casamento de aparências. Os integrantes do Cidadania não gostaram nada de o PSDB ter deflagrado a conversa de fusão com o Podemos e posterior federação com o Solidariedade e o Avante.
Por falar em federação…- União Brasil e PP já fizeram as contas. Juntos, vão economizar recursos do fundo eleitoral para lançar deputados federais. Se antes tinham de financiar todos os seus candidatos, agora, esse financiamento será meio a meio.
Um mundo em ebulição – Este é o tema central do 2º Foro Transformações, organizado pelo Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), em 8 e 9 de maio, em Madri, na Espanha. A ideia é refletir sobre os primeiros 100 dias deste ano e as mudanças adotadas pelos novos líderes mundiais, em especial, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O evento contará com palestras de diversas autoridades, entre elas, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo.
Debate – O think tank Esfera Brasil reúne hoje ministros, parlamentares, autoridades e empresários na Casa ParlaMento em Brasília. Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jader Filho (Cidades), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Renan Filho (Transportes) e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, confirmaram presença. Já o senador Marcos Rogério (PL-RO) e o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) receberão o prêmio Destaque Parlamentar pelas contribuições feitas ao setor de infraestrutura.
O projeto que não pode esperar – Funcionando aos trancos e barrancos por causa dos feriados e da obstrução dos oposicionistas, o Congresso precisará mudar essa toada e apreciar a Medida Provisória 1286, de dezembro de 2024, que reajustou o salário dos servidores públicos. Os congressistas têm menos de um mês para decidir, porque a MP perde a validade em 2 de junho. Ou seja, ou a Câmara e o Senado votam, ou o gramado do Congresso verá novas manifestações. E, desta vez, não será contra o governo e, sim, para reclamar dos parlamentares. O governo fez a parte dele e editou a medida. A avaliação de muitos é de que o boicote do PL custará caro ao partido, porque a anistia, embora seja um tema importante, não pode parar propostas importantes, não só aquelas de interesse dos servidores como aquelas que mobilizam o setor produtivo.
Ministros vão à Câmara – Três ministros de Lula são esperados na Câmara nesta semana. O chefe do Itamaraty, Mauro Vieira, deverá ir à Comissão de Relações Exteriores, hoje, para falar sobre o asilo diplomático a Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru. Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve comparecer à reunião da Comissão de Agricultura, amanhã, para esclarecer sobre os impactos ambientais da construção de uma nova rodovia em Belém para a COP30. Na mesma comissão, mas no dia anterior, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, deve ser questionado sobre o preço dos alimentos, entre outros temas.
Escândalo do INSS – O governo corre para criar uma forma de ressarcir os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos ilegais. Ontem, a Casa Civil convocou uma reunião no Palácio do Planalto para tratar do tema, com todos os órgãos envolvidos. Além do chefe da pasta, ministro Rui Costa, participaram do encontro os ministros da Previdência, Wolney Queiroz, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho; o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior; a secretária-executiva da Casa Civil, Mi riam Belchior, além de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) — o titular, ministro Jorge Messias, está em viagem à Espanha. O Plano de Ressarcimento Excepcional está sendo formulado pelo próprio INSS e pela AGU e foi apresentado pela primeira vez à Presidência ontem. Além do aval da Casa Civil, o ressarci mento terá de ser autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de ser anunciado formalmente. A expectativa é de que o plano seja divulgado até a próxima semana, com a criação de um canal exclusivo para que os aposentados possam apresentar os pedidos de reparação, que serão analisados caso a caso.
Oposição vai protocolar CPMI no Senado – Com o temor de perder o timing político para explorar o escândalo do INSS, a oposição se organiza em várias frentes para viabilizar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para desgastar o governo Lula e expor a participação de agentes públicos no esquema. Deputados e senadores devem protocolar, hoje, o pedido para instalar uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), cujos membros seriam parlamentares de ambas as Casas Legislativas. O objetivo é que a tramitação desse requerimento seja mais rápida do que o da CPI na Câmara, protocolado na semana passada pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e que está atrás de outros 12 pedidos de instalação de CPI na Casa. Segundo a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), autora do requerimento, até a tarde de on tem, já havia assinaturas de 182 deputados e 29 senadores. O mínimo necessário para a instalação da CPMI é de 171 deputados e 27 senadores. Entre os que assinaram, há deputados de partidos com ministérios no governo, como Republicanos, União Brasil e MDB, siglas que têm alas bolsonaristas e não entregam unanimidade nas pautas de interesse do Planalto.
Insatisfeitos com BC – Insatisfeito com as decisões do Banco Central, sob presidência de Gabriel Galípolo, sindicalistas farão um protesto contra a alta da taxa de juros nesta terça-feira (6), às 10 h, na calçada do prédio do Banco Central na avenida Paulista. A mobilização vem sendo articulada por CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), NCST (Nova Central), Intersindical (Central da Classe Trabalhadora) e Pública (Central do Servidor). Todas as entidades apoiam o governo Lula. “Hoje, as centrais apoiam o governo Lula, mas a alta taxa de juros não tem relação com o governo. O nosso foco é o Banco Central”,diz Miguel Torres, presidente da Força Sindical. Ao Painel, os presidentes Adílson Araújo, da CTB, Ricardo Patah, da UGT, e Sérgio Nobre, da CUT, além de Torres, demonstram desapontamento com a atuação de Galípolo, indicado ao Banco Central pelo presidente Lula.
Ciro critica troca de ministro da Previdência – O ex-governador Ciro Gomes (PDT) se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre o pedido de demissão do ministro Carlos Lupi e fez críticas à troca de comando do Ministério da Previdência pelo presidente Lula (PT). “Estou muito envergonhado. Isso é uma indignidade inexplicável”, postou Ciro Gomes no último sábado (3) em postagem no perfil oficial do PDT no Instagram sobre a nomeação do ex-deputado Wolney Queiroz para o cargo. Queiroz, que é presidente do PDT de Pernambuco, assumiu o posto na sexta à noite, após a queda de Lupi. Ele era o secretário-executivo da pasta e nome preferido de Lula para o cargo na montagem do ministério. Na postagem na rede social, Ciro teve o apoio de parte da militância do PDT, que também fez críticas à troca de comando na pasta.
Não troquem as bolas – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) recebeu nesta segunda-feira (5) um funcionário do governo de Donald Trump, mas afirmou que o encontro não teve como objetivo discutir sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), como havia indicado seu irmão, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Flávio se reuniu em seu gabinete com Ricardo Pita, conselheiro sênior para assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado, o equivalente do Ministério das Relações Exteriores no Brasil. A expectativa era que Flávio se reunisse com David Gamble, chefe interino de Coordenações de Sanções do Departamento de Estado, que realiza visita oficial ao Brasil. Apenas Pita, no entanto, compareceu ao gabinete do senador. A visita de Gamble havia sido anunciada por Eduardo. O parlamentar licenciado afirmou que o americano teria encontros com Flávio e com o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Joga na vala – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fez críticas a Jair Bolsonaro (PL) em discurso durante ato oficial do governo e disse que os eleitores do ex-presidente deveriam ser levados para “a vala”. “Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para vala”, afirmou o petista. As declarações foram dadas na última sexta-feira (2) em América Dourada (a 427 km de Salvador), para uma plateia de apoiadores, deputados federais e prefeitos de municípios da região. Na cidade, o governador entregou títulos de terra e inaugurou o Colégio Estadual Professora Nancy da Rocha Cardoso. Na manhã desta segunda-feira (5), em visita às obras da reforma do Teatro Castro Alves, em Salvador, Jerônimo minimizou as declarações e disse que elas foram tiradas de contexto. “Quem me conhece sabe, eu sou uma pessoa religiosa, sou uma pessoa de família, não vou nunca tratar qualquer opositor com um tratamento deste. [A fala] foi descontextualizada. Eu apresentei anteriormente a minha inconformação, a minha indignação como o país estava sendo tratado”, afirmou o governador. Na sequência, ele pediu desculpas pelos termos usados no discurso: “Se o termo vala e o termo trator foi pejorativo ou foi muito forte, eu peço desculpa. Não foi a minha intenção, eu não tenho problema algum de poder registrar quando há excessos na palavra, movido pela indignação”.
STF julga núcleo da desinformação ligado a Bolsonaro e golpe – A Primeira Turma do STF julga sete integrantes do chamado “núcleo da desinformação”, acusados pela PGR de minar o sistema eleitoral e atacar adversários na trama golpista ligada a Bolsonaro. Se aceitas as denúncias, o caso pode totalizar 21 réus. Entre os acusados estão figuras como o ex-major Ailton Barros e o policial Marcelo Bormevet, todos negando envolvimento em desinformação.
Autoridade Climática segue no papel – Oito meses após o anúncio de Lula, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a criação da Autoridade Climática está na fase de “finalização”, mas sem previsão de implantação antes da COP30. A estrutura, prometida na campanha de 2022, enfrenta debates sobre seu formato e vinculação. A proposta visa antecipar tragédias climáticas, mas enfrenta desafios burocráticos e políticos, com divergências sobre sua subordinação e pressão no Congresso.
Governadores de direita ensaiam união – Com o congestionamento de nomes da direita interessados no espólio de Jair Bolsonaro, governadores têm se movimentado para conquistar espaço e planejam uma união para pressionar o ex-presidente. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que já lançou sua pré-candidatura, tem feito acenos aos colegas, enquanto Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Junior (PSD), do Paraná, outros nomes vistos como presidenciáveis, já falam abertamente em uma aliança na reta final da escolha de candidatos. Essa movimentação inclui a participação em eventos e defesa de pautas bolsonaristas no Congresso. O alinhamento do grupo “alternativo” a Bolsonaro é visto politicamente como uma forma de se antecipar ao ex-presidente, que mantém o discurso de que será o candidato da oposição, mesmo inelegível, e indica como opção apenas integrantes da sua família. O recado, de acordo com aliados dos governadores, é que, mesmo sem “autorização”, eles estão disponíveis para o jogo. Os mesmos aliados ponderam que a unificação do discurso gera um cenário de mais “tranquilidade” para o campo da direita, mostrando aos eleitores que, independentemente do escolhido, os nomes conservadores estarão juntos e alinhados.
Flávio Bolsonaro critica Alcolumbre – O senador Flávio Bolsonaro criticou Davi Alcolumbre por negociar uma anistia seletiva para envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, excluindo possíveis benefícios ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Alcolumbre busca consenso com ministros do STF e outros políticos para penalizar líderes do golpe e reduzir penas para participantes de menor envolvimento. Flávio cobra que Alcolumbre paute a anistia integral conforme acordado.
Reclame Aqui registrou queixas contra Conafer – A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), investigada pela Polícia Federal (PF) por supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi alvo de pelo menos 4 mil reclamações nos últimos três anos por débitos indevidos em aposentadorias e pensões. A Coluna do Estadão localizou as queixas no site Reclame Aqui, a maior plataforma do tipo no País. O portal encaminha as reclamações diretamente à companhia. Procurada, a confederação não respondeu. A objeção mais recente à entidade foi registrada na tarde da segunda-feira, 5, por um aposentado de São Francisco de Itabapoana (RJ), cidade de 45 mil habitantes. “Desde fevereiro de 2023 estão descontando indevidamente um valor de contribuição da Conafer”, escreveu o beneficiário do INSS. Também há reclamações feitas em nome de pais e avós, em razão da dificuldade do acesso à internet por idosos.
🇧🇷RESUMO-002☀☀☀
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3090
Dia 6 de Maio de 2025, Terça-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Coragem
Dia do Cartógrafo
Dia do Instrumentador Cirúrgico
Dia do Psicanalista
Dia Nacional da Matemática
Dia Internacional sem Dieta
Dia Mundial de Combate à Asma
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 16° Máx 28° (Porto Alegre-RS)
💵 Dólar Com ⬆ 0,63% R$ 5,69
💶 Euro ⬆ 0,73% R$ 6,43
📊 Ibovespa ⬇ 1,22% 133.491 pts
🪙 Bitcoin ⬇ 0,1% R$ 541.207,33
💲IPCA ⬆ 0,56% Março de 2025
💲SELIC ⬆ 14,25% 19 de Março de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆ R$ 610,95
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷👤Lula nomeia Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres após demitir Cida Gonçalves; professora já teve experiências anteriores no Ministério do Desenvolvimento Social, onde atuou durante o segundo mandato do presidente, incluindo a função de ministra em 2010
🇧🇷 Governo solicita retirada de urgência constitucional do projeto que amplia isenção do Imposto de Renda; previsão da cúpula da Câmara é de que o projeto seja votado no plenário somente no início do segundo semestre deste ano
👥 Tribunal de Contas da União (TCU) autoriza edital de concurso com 60 de vagas; seleção terá 20 vagas imediatas e 40 para cadastro de reserva, todas destinadas à capital federal
⚖ Dino pede vista e suspende julgamento sobre escolas cívico-militares em São Paulo; Corte julgava se mantinha, ou não, uma decisão do ministro Gilmar Mendes que liberou a implementação do programa
⚖ Justiça Federal torna Carrefour réu por vazamento de óleo diesel em Santos (SP); caso ocorreu em 2021 e atingiu praias e animais aquáticos
⚖👥 Cerca de cinco milhões de brasileiros podem ter título de eleitor cancelado; medida afeta aqueles que não compareceram às urnas, não justificaram a ausência e não pagaram a multa correspondente; o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul, Marcos Coelho, alerta que o cancelamento pode trazer consequências burocráticas, como a impossibilidade de participar de concursos públicos e renovar outros documentos
🚔🛣 Feriado do Dia do Trabalhador registra 98 mortes nas rodovias do país; balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabiliza 945 feridos nas estradas federais; a Operação Dia do Trabalho teve início no dia 30 de abril e foi encerrada no domingo (4); ao longo dos cinco dias de operação, foram aplicados 37.865 autos de infração, em meio às 81.141 pessoas e 70.573 veículos que foram fiscalizados
🚔 Polícia Federal apreende cerca de nove quilos de drogas no interior do Amazonas; o flagrante ocorreu durante fiscalização em embarcação comercial de passageiros e cargas, em Santo Antônio do Içá
🌨 Vendaval destelha casas e deixa famílias desalojadas em Belém (PA); quarenta famílias foram afetadas; vento forte, acompanhado de chuva, derrubou árvores e causou falta de energia
🛢Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras; novo valor será de R$ 3,27 por litro a partir desta terça-feira (6)
💲🛢A BW Energy anunciou nesta segunda-feira (5) a decisão final de investimento no campo de Maromba, que envolverá aportes totais de US$ 1,5 bilhão, sendo a maioria no desenvolvimento inicial do ativo na Bacia de Campos; primeiro óleo está planejado para o final de 2027, enquanto o platô da produção deve alcançar 60 mil barris por dia
💲🚘 Vendas de veículos recuam 5,5% em abril ante abril de 2024, diz Fenabrave; nos quatro primeiros meses de 2025, as vendas tiveram crescimento de 3,4%, somando 760,3 mil veículos
💰Sorteio de hoje da Mega-Sena 2.859 pode pagar prêmio de R$ 20 milhões
📚👥 Semana de Estudo e Leitura 2025 é iniciada no Theatro Municipal de São Paulo; programação vai até 9 de maio e será desenvolvida em vários pontos da cidade, com contação de histórias, exposições, saraus, roda de leituras e outras propostas literárias
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
📲 Skype encerra atividades; aplicativo foi descontinuado nesta segunda-feira (5), após mais de 20 anos oferecendo serviços de chamadas de voz e chat para milhões de pessoas ao redor do mundo; apesar de ter marcado uma geração, muitos usuários talvez não sintam tanto a perda, já que existem diversas alternativas para substituir o aplicativo
👥 Cientistas criam primeiro simulador de buraco negro em laboratório; o objeto é construído com cilindros de alumínio giratórios colocados dentro de bobinas organizadas em camadas; a partir do momento que elas giram, são gerados geram campos magnéticos, simulando o efeito gravitacional dos buracos negros; cientistas desenvolveram o objeto a partir de teoria criada por um físico em 1970
☄ Chuva de meteoros Eta Aquáridas tem pico na madrugada desta terça-feira (6); fragmentos do Cometa 1P/Halley serão visíveis no começo da manhã
ESPORTES
⚽ Campeonato Brasileiro
Série A, 7ª rodada:
Bragantino 1×0 Mirassol
Juventude 0x1 Atlético-MG
Série B, 6ª rodada:
Goiás 2×1 Avaí
⚽👤Carlo Ancelotti acerta rescisão com Real e fica livre para Seleção, diz site; principal nome cotado pela CBF para assumir a Seleção Brasileira após a saída de Dorival Jr., Ancelotti chegou a um acordo de rescisão com o Real Madrid; a informação é do The Athletic, site esportivo do jornal The New York Times; técnico italiano deve deixar o clube no final da temporada
⚽👥 Jogador boliviano Miguelito é solto após prisão por injúria racial em jogo da Série B; prisão ocorreu em flagrante, após o atacante Allano, do Operário-PR, relatar que Miguelito havia proferido uma ofensa racial durante uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇻🇦👥 Funcionários que ajudarão no conclave prestam juramento de silêncio; oficiais, celebrantes e colaboradores devem jurar sigilo completo sobre o processo de escolha do novo papa
🇷🇴 Premiê da Romênia renuncia após candidato da coalizão ficar fora do segundo turno; o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, anunciou sua renúncia como chefe de governo nesta segunda-feira (5), um dia após o direitista George Simion ter vencido o primeiro turno da eleição presidencial com 40% dos votos, eliminando o candidato governista da disputa
🇩🇪 Friedrich Merz promete reformar Alemanha após anunciar novo gabinete; escolhas para cargos possuem mistura de rostos novos e conhecidos; futuro chanceler quer agir rapidamente para reformar a maior economia da Europa
🇩🇪 Partido alemão AfD entra com ação judicial contra classificação extremista; classificação permite que a agência de espionagem intensifique o monitoramento, recrutando informantes e interceptando comunicações do Alternativa para a Alemanha
🇫🇮 Finlândia realizará exercícios com 6.500 militares de aliados da Otan; cerca de 900 soldados suecos e 350 britânicos se juntando às forças finlandesas para desenvolver cooperação e capacidades militares
🇬🇧👥 Família real assiste ao desfile que comemora fim da Segunda Guerra; governo planejou série de eventos em preparação ao aniversário da data, também chamada de “Dia da Vitória”
🇮🇱🇾🇪 Israel ataca houthis no Iêmen após míssil atingir aeroporto perto de Tel Aviv; a operação aérea ocorreu um dia após um míssil balístico, disparado a partir do território iemenita, atingir as proximidades do Aeroporto Internacional Ben Gurion, o principal de Israel, localizado ao leste de Tel Aviv
🇮🇱 Ida de Trump ao Oriente Médio pode gerar acordo de reféns, diz autoridade; governo israelense afirmou que se nenhuma resolução for decidida, novas operações começarão no território
🇨🇳 Vendaval vira quatro barcos turísticos jogando 84 pessoas em um rio no sudoeste da China, deixando dez mortos; segundo a mídia estatal chinesa, 74 pessoas foram resgatadas do acidente
🇲🇽🇺🇸 México agradece a Trump por anúncio sobre medidas drásticas contra tráfico de armas; combate a esse contrabando é uma das principais exigências do governo Sheinbaum a Washington; país está movendo ações judiciais contra fabricantes e distribuidores em tribunais americanos
🇺🇸 Trump diz que quer reabrir prisão de Alcatraz nos EUA; Presidente instruiu o Departamento de Prisões a reabrir local para abrigar “infratores implacáveis e violentos” que “entraram ilegalmente no pais”; Alcatraz, localizada em uma ilha na costa de São Francisco, funcionou como uma penitenciária federal por quase 30 anos antes de fechar em 1963 “porque a instituição era muito cara para continuar operando”, segundo o site do Departamento de Prisões
🇺🇸👥 Governo dos EUA dará US$ 1 mil para imigrantes que se “autodeportarem”; Departamento de Segurança Interna irá oferecer ajuda de custo e possível passagem aérea para pessoas que saírem do país voluntariamente
🇺🇸👥 Maior prêmio do jornalismo, Pulitzer anuncia vencedores da categoria; vencedores foram relevados nesta segunda-feira (5); prêmio ainda reconhece os melhores da literatura, teatro e música; apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são elegíveis para o Pulitzer; entre as categorias de jornalismo se destacam prêmios para Fotografia de destaque, Fotografia de notícias de última hora, serviço público e reportagem de notícias de última hora
🇦🇷 Com apoio da base, Milei tenta aprovar redução da maioridade penal para 14 anos na Argentina; a proposta, que será debatida nesta terça-feira (6) em comissões na Câmara dos Deputados, busca reformar um regime vigente desde 1980, durante a última ditadura militar, e estabelecer um novo sistema para responsabilizar adolescentes que cometem crimes
🇧🇴 Juíza que anulou ordem de prisão contra Evo Morales é presa na Bolívia; prisão ocorreu em Santa Cruz de la Sierra, no leste do país, onde fica o escritório de Lilian Moreno, acusada de desobediência e prevaricação; ex-presidente é acusado de tráfico de menor de idade
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1826: A Assembleia Geral do Império do Brasil (atual Congresso Nacional da República Federativa do Brasil) tem sua sessão de abertura da primeira legislatura no Rio de Janeiro
-1889: A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris
-1937: Desastre de Hindenburg: o zeppelin alemão Hindenburg pega fogo e é destruído em menos de um minuto ao tentar pousar em Lakehurst, Nova Jersey, causando 36 mortes
-1940: John Steinbeck, um escritor norte-americano, recebe o Prêmio Pulitzer pelo romance “As Vinhas da Ira”
-1954: Roger Bannister, um atleta olímpico, torna-se a primeira pessoa a correr a milha em menos de quatro minutos
-1976: Um terremoto atinge a região de Friul no nordeste da Itália, causando 989 mortes e a destruição de aldeias inteiras
-1994: Inauguração do Eurotúnel no Canal da Mancha
-1998: Steve Jobs da Apple Inc. revela o primeiro iMac
-2001: Durante uma viagem à Síria, o Papa João Paulo II se torna o primeiro papa a entrar em uma mesquita
-2020: Astrônomos anunciam a descoberta do primeiro buraco negro localizado em um sistema estelar visível a olho nu
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂It@m@r🙋🏻♂ S∴F∴U∴
Bom dia !