dom, 4 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Projeto Verdes Rios inicia plantio de 2025 com 128 mudas no Passo do Farrapo entre Sant’Ana do Livramento e Rosário do Sul

Iniciativa destaca a importância da preservação ambiental e faz apelo por mais consciência dos frequentadores do balneário
Foto : Projeto Verdes Rios

 

No sábado (3), o Projeto Verdes Rios deu início oficial às plantações deste ano com o plantio de 128 mudas de árvores nativas e frutíferas no balneário do Passo do Farrapo, entre Sant’Ana do Livramento e Rosário do Sul. A ação contou com a participação de Valeir Lindemaier, Vilmar Porto, Galdino Dineque e José Roberto.
Durante a atividade, também foram instaladas placas identificando que as mudas foram plantadas pelo Projeto Verdes Rios. Segundo os idealizadores do projeto, o grupo deslocou-se pela estrada, devido ao baixo nível dos rios, que ainda não permitem a navegação.
O Projeto destaca que os meses ideais para o plantio são: maio, junho, julho, agosto e setembro, este último, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
Os integrantes observaram uma significativa melhora na limpeza do local, resultado dos constantes apelos feitos aos usuários, como banhistas e campistas. No entanto, ainda há preocupações com práticas prejudiciais, como o corte de árvores nativas verdes e o descarte incorreto de resíduos, especialmente papel higiênico usado, que poderia ser enterrado com o uso de uma simples pazinha de camping.
A equipe do projeto faz um apelo à consciência ambiental dos frequentadores: “Pedimos que não joguem lixo no chão, não acendam fogo na base das árvores ou próximo a elas, e evitem descartar garrafas e potes de vidro, pois os cacos representam um sério risco a todos”, afirmam.
O Projeto Verdes Rios segue atuando em defesa do meio ambiente e reforça a importância da colaboração de todos para a preservação dos espaços naturais.

Fotos : Projeto Verdes Rios