qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

DPE/RS promove novo mutirão do Projeto Recomeçar em Santana do Livrament

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio da Comarca de Santana do Livramento, realizará, no dia 14 de maio, mais um mutirão do Projeto Recomeçar. A atividade ocorrerá a partir das 12h, na sede da Comarca, localizada na Rua Barão do Triunfo, nº 385.

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio da Comarca de Santana do Livramento, realizará, no dia 14 de maio, mais um mutirão do Projeto Recomeçar. A atividade ocorrerá a partir das 12h, na sede da Comarca, localizada na Rua Barão do Triunfo, nº 385.

O Projeto Recomeçar tem como finalidade promover, de forma consensual, a regularização de situações jurídicas relacionadas a divórcios e uniões estáveis, incluindo o reconhecimento e a dissolução dessas uniões. Também são contempladas questões relativas à partilha de bens, guarda de filhos, pensão alimentícia e regulamentação da convivência familiar.

A iniciativa, que será realizada na semana do dia alusivo ao defensor público, visa garantir o acesso à justiça e oferecer suporte para que as pessoas possam reorganizar suas vidas de forma segura e estruturada.

Os interessados poderão agendar previamente o atendimento ou comparecer diretamente no local e data indicados, munidos dos seguintes documentos: documento de identidade, CPF, comprovantes de renda e de residência; identidade e CPF dos filhos, se houver; documentos que comprovem a existência de patrimônio comum; extratos bancários referentes aos últimos três meses de todas as contas que a parte possuir; e certidão de casamento atualizada, nos casos de divórcio.

O agendamento já está disponível. A expectativa é de que sejam formados duas equipes para atendimento das demandas previamente marcadas e outras duas para atender ao público por ordem de chegada, podendo haver ajustes conforme a necessidade de atendimentos.

Câmara dos Deputados corre para aprovar projeto que cria “orçamento paralelo” e burla regras fiscais, mesmo com alertas do TCU

  A Câmara dos Deputados pode aprovar, a qualquer momento, o Projeto de Lei 3469/2024, de autoria do deputado José Guimarães (PT/CE), que representa uma grave ameaça à responsabilidade fiscal e à transparência pública. O projeto — que, entre outras medidas, torna permanente um fundo “privado” com recursos públicos e permite a liberação de verbas sem exigência de regularidade fiscal

Ministro da Agricultura assegura urgência e formação de Grupo de Trabalho para a Securitização

A delicada situação financeira dos produtores rurais do Rio Grande do Sul foi o foco central de uma reunião nesta terça-feira (29) entre o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e uma comitiva gaúcha composta por parlamentares e líderes do setor. O deputado federal Afonso Hamm, presente na reunião, comenta que a comitiva busca soluções urgentes para a crise