No último dia 23 de abril, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) concluiu a apuração dos votos das eleições para os cargos de Reitor(a) e Diretores(as)-Gerais dos campi. Para a unidade de Sant’Ana do Livramento, o escolhido foi o professor Miguel Angelo Pereira Dinis, eleito com 59,47% dos votos na proporção de eleitores aptos, o que corresponde a 334 votos. Ele deve tomar posse a partir de 04 de julho, e traz em seu projeto melhorias na estrutura física e a ampliação de oferta de cursos.
Na reitoria, havia quatro candidaturas, devendo ocorrer um segundo turno entre a candidata Gisela L. Duarte e o candidato Carlos J. A. Corrêa, que avançaram para o segundo turno, com 22,86% e 22,43% dos votos, respectivamente. Já na eleição de diretor de Livramento, Miguel era o concorrente único, mas dependia de uma quantidade de votos para garantir a eleição. No processo do IFSul, votam professores, alunos e funcionários, mas o voto não é obrigatório. Miguel Dinis recebeu a ampla maioria dos votos de quem optou por exercer o direito do voto. Na visão dele, foi uma aprovação do trabalho do diretor Celso Gonçalves e de toda a equipe que fazia parte da direção, a qual está findando a sua gestão de oito anos, e que ele faz parte, sendo esse também o principal motivo da existência de chapa única.
O futuro diretor tem como principal objetivo realizar uma gestão focada nos estudantes, estabelecendo ao máximo uma proximidade, abertura e diálogo com todos eles. Ele explica que está no seu foco de ação melhorar e ampliar os espaços internos de convivência, como a cantina, refeitório e a sala de atendimento.
Conforme o diretor eleito, ele pretende lutar pela maior oferta de cursos, tanto em diversificação quanto em níveis. “É importante que o aluno possa entrar aqui e complementar seu estudo, desde o ensino técnico até uma pós-graduação”, refere ele.
Nesse contexto, Miguel explica que já estão bem avançadas as tratativas para chegar à unidade local uma especialização em Educação Profissional e Tecnológica, que será conduzida em parceria entre o IFsul, a Utec (do Uruguai) e a Universidade Federal de Santa Maria. No horizonte da gestão de Miguel Dinis está ainda a participação, em conjunto com a Universidade Federal do Pampa, na instalação do Parque Tecnológico Binacional, uma ação que as duas instituições de ensino estão trabalhando em parceria desde o início, que já tem até local definido para ser implantada, na região do Parque da Hidráulica.
O novo diretor também ressalta que tem sua experiência amparada no trabalho que fez como parte da atual direção, e que estará sempre à disposição da comunidade do IFsul , buscando melhorar as condições e a oferta de cursos da unidade local.