ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Casos de dengue aumentam em Sant’Ana do Livramento

Três casos foram confirmados na última semana; autoridades reforçam cuidados com sintomas e prevenção contra o mosquito transmissor.

Por: Eduarda Cerqueira

Na manhã da última segunda-feira (28), a equipe do Jornal A Plateia entrevistou Sandra Paiva, enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica, e Felipe Moraes, supervisor ambiental em saúde, para tratar sobre o recente aumento de casos de dengue em Sant’Ana do Livramento.

Durante a entrevista, a enfermeira explicou que a dengue é uma doença viral infecciosa, caracterizada por febre súbita, dores intensas no corpo, dor atrás dos olhos, dores de cabeça e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. “A dengue é uma doença grave se não for tratada”, alertou Sandra.

Ela destacou que, até recentemente, o município mantinha uma situação estável em relação à doença. No entanto, na última semana, houve um aumento significativo nas notificações, com três casos confirmados. Dois desses pacientes que apresentaram esses sintomas moram em Porto Alegre — onde foi decretado estado de calamidade pública devido à alta incidência da doença — e procuraram atendimento em laboratório particular, realizaram o teste e testaram positivo. Sandra orienta que qualquer pessoa com sintomas compatíveis procure assistência médica, mantenha repouso, faça hidratação adequada e utilize repelente.

Sobre as medidas de prevenção, Felipe Moraes reforçou a importância de não deixar água parada em locais sem escoamento, pois qualquer acúmulo pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, recomendou o uso de telas em portas e janelas, a aplicação de repelente e o uso de roupas de manga longa, especialmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde — períodos de maior atividade do mosquito.

Ao final da entrevista, a enfermeira informou que, somente neste ano, o município já contabilizou 84 notificações (casos suspeitos) e seis casos confirmados de dengue. Sandra reforçou a importância do engajamento da população: “Cada um precisa fazer sua parte. Ao apresentar sintomas, é essencial procurar uma unidade de saúde. Os profissionais estão preparados para atender e orientar a população corretamente”, concluiu.

DADOS REGIONAIS E NACIONAIS

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde:

  • Brasil (2024): 6.763.743 casos confirmados e 6.041 óbitos;
  • Rio Grande do Sul (2024): 207.525 casos positivos e 281 óbitos;
  • Rio Grande do Sul (até 28/04/2025): 10.801 casos positivos e 7 óbito.

POPULAÇÃO DE MAIOR RISCO PARA COMPLICAÇÕES DA DENGUE:

  • Gestantes
  • Crianças menores de 2 anos
  • Pessoas com 65 anos ou mais
  • Pacientes com comorbidades
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Vigilância alerta que um exame negativo não descarta a possibilidade de dengue. A prova do laço, embora seja um indicativo clínico, não confirma nem exclui o diagnóstico.

Outro ponto importante é a correta interpretação dos exames:

  • Teste NS1: deve ser realizado do 1º ao 5º dia de sintomas.
  • Sorologia para dengue: deve ser feita a partir do 6º dia até o 30º dia de sintomas, caso o teste NS1 seja negativo.

Procure atendimento na unidade de saúde de referência ao menor sinal de sintomas. A agilidade no diagnóstico e no tratamento é essencial para a recuperação e para o controle da doença no município.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.