qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Oposição cobra transparência sobre gastos da comitiva brasileira no funeral do Papa Francisco

Deputado Zucco (PL) - Foto: Cedida

A oposição protocolou, nesta segunda-feira (28), um Requerimento de Informações destinado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, cobrando esclarecimentos sobre o custo da viagem da comitiva brasileira a Roma, por ocasião do funeral de Sua Santidade, o Papa Francisco.

O requerimento, de autoria do líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), questiona a composição da comitiva, os critérios para a escolha dos integrantes, e principalmente o valor total das despesas públicas com passagens, hospedagem, diárias e outros custos logísticos.

“Enquanto os Estados Unidos enviaram apenas duas pessoas — o ex-presidente Donald Trump e sua esposa Melania — o Brasil organizou um verdadeiro ‘Bonde do Lula’ para atravessar o Atlântico”, ironizou Zucco. “Queremos saber quanto custou esse desfile de vaidades bancado com dinheiro do contribuinte.”

Entre os pontos solicitados estão: a lista nominal de todos os integrantes da comitiva, a justificativa técnica ou representativa para cada nome, o valor discriminado das despesas, o período total da viagem, além das medidas adotadas para assegurar o respeito ao princípio da moralidade administrativa previsto na Constituição.

O deputado lembrou ainda que, em tempos de dificuldades econômicas e cortes em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública, é inadmissível que o governo federal promova gastos faraônicos para satisfazer interesses políticos e pessoais. “O Brasil precisa de respeito e austeridade, não de um séquito presidencial em momentos que exigem sobriedade e responsabilidade com o dinheiro público”, concluiu Zucco.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con