qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Procissão Binacional celebra o Dia de São Jorge

Caminhada em homenagem ao santo guerreiro é realizada há 19 anos pelo Ilê Afro-Umbandista Xangô e Iansã

Por: Eduarda Cerqueira/AP

Na última quarta-feira (23), foi realizada mais uma edição da tradicional Procissão Binacional em homenagem a São Jorge, organizada pelo Ilê Afro-Umbandista Xangô e Iansã, sob a liderança da Mãe Ana de Xangô. O evento, que ocorre há 19 anos em Sant’Ana do Livramento e Rivera, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Brigada Militar, agentes de trânsito, além da colaboração da cultura e guardas de trânsito do município uruguaio.
Em entrevista ao Jornal A Plateia, Mãe Ana destacou a importância da celebração e a profundidade de sua fé em São Jorge. “Minha fé em São Jorge é inexplicável, muito significativa. Os orixás e caboclos fazem parte da minha vida. A minha vida é deles”, afirmou.
A imagem de São Jorge permaneceu durante todo o dia na Praça General Osório, onde fiéis prestaram homenagens e realizaram orações. Às 19h, teve início a procissão, que percorreu a Rua dos Andradas, seguiu pela Avenida Sarandí em Rivera, e retornou pela Avenida Ituzaingó, encerrando-se na Praça Internacional, em frente às bandeiras dos dois países. No local, foram feitas mais homenagens ao santo guerreiro. Nesta sexta-feira (25), será realizada uma sessão festiva no Ilê, localizado na Rua General Neto, nº 729, dando continuidade às celebrações.
São Jorge é conhecido por sua lendária luta contra o dragão — metáfora que simboliza a eterna batalha entre o bem e o mal — e é reverenciado como símbolo de coragem e fé. Em muitas regiões, especialmente no Brasil, sua figura é associada ao orixá Ogum, entidade da religião afro-brasileira que também representa o guerreiro e protetor.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con