seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

O Centenário Abrilino Machado Martins – Piriraia

Santanense comemora 100 anos com lucidez, alegria e uma vida de ensinamentos
Abrilino Machado Martins - Foto: Lorenzo Ilarraz

Por Laura Leite

@[email protected]

 

No dia 24 de abril, o santanense Abrilino Machado Martins, conhecido entre os amigos e familiares como Piriraia, comemorou um marco que poucos alcançam: 100 anos de vida. Natural do 2º Distrito do Upamaroty, Abrilino, carinhosamente chamado de Piriraia, atravessou um século com histórias do campo, amor à família e valores que carrega até hoje com orgulho.

Pai de três filhos – Iara, Vânia e Jorge, avô e bisavô, viveu no meio rural até o ano de 1974. O campo era sua paixão, tanto pelo trabalho quanto pela simplicidade da vida longe da cidade. “Ele sempre amou o serviço bruto”, lembra a filha Vânia, que participou da entrevista concedida ao Jornal A Plateia. Emocionada, ela destacou o orgulho e a gratidão que sente: “Sou grata a Deus pelo pai que tenho. Amo cuidar dele, é um pai maravilhoso”.

Abrilino segue ativo dentro de suas rotinas favoritas: é fã de música, especialmente das canções do Mano Lima e não perde um jogo de futebol na televisão, sempre torcendo com entusiasmo pelo seu time do coração, o Grêmio. E claro, como bom gaúcho, não abre mão de um bom churrasco e chimarrão.

Durante a entrevista, Abrilino relembrou com carinho uma homenagem que recebeu em 2019. Com um gesto de apreço e reconhecimento, a família Amaral e Furtado homenageou Piriraia, dedicado assador oficial do Grupo Nativo Rodeio de Querências desde a sua fundação. Integrante essencial dessa união familiar, ele encanta a todos como mestre do assado, amigo leal e contador de histórias memoráveis.

Do alto de seus 100 anos, Abrilino deixa uma mensagem atual e necessária para os mais jovens: “Têm que respeitar as pessoas, não abusar delas, ser honesto”, aconselha. Com tristeza, lamenta o uso crescente de drogas entre os jovens, mostrando sua preocupação com o futuro da juventude.

Com uma vida inteira dedicada à família, ao trabalho e à honestidade, Abrilino é mais que um homem centenário, é um exemplo de sabedoria e humildade.

Foto: Lorenzo Ilarraz

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem