qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Volta de professor é comemorada na Escola Abreu Fialho

Recebido por pais, alunos e colegas, professor agradece todo apoio da comunidade escolar

O professor Leonardo Lassave retornou aos trabalhos na Escola Municipal Abreu Fialho, sendo acolhido com cartazes de boas-vindas e aplausos dos pais, alunos e colegas. A volta de Lassave é uma das partes do final feliz de um imbróglio, ocorrido com o remanejamento de professores, que terá seu final com a recondução do professor Bruno Cardoso para a escola Célia Irulegui, também reclamado pela comunidade escolar daquele local.

Rita de Cássia Dias, do Conselho de Pais e Mestres da Escola Abreu Fialho, destacou que a receptividade foi uma pequena homenagem feita ao professor. “Pequena, mas feita com muito carinho pela escola toda”, ressaltou ela. O professor se manifestou agradecendo a todos. “É um verdadeiro prazer saber que pude contar com a força da comunidade escolar que me apoiou sem hesitar. Obrigado por mostrarem que há quem valorize um trabalho genuíno”, disse ele. O professor ressaltou ainda que é hora de aproveitar a oportunidade para ensinar também sobre resiliência e “transformar esse retorno em algo ainda mais significativo”.

Na escola Célia Irulegui, será a vez da reintegração do professor Bruno Cardoso, também pedido pela comunidade local. A diretora da escola, Caren Couto, preferiu não se manifestar sobre o assunto, assim como o próprio professor. Este, porém, ressaltou que agradece a todos que se manifestaram para que ele pudesse continuar no Célia, que era sua principal opção.

A Secretária de Educação, Sandra Pontes, comentou que teve diálogos muito tranquilos com todos os professores envolvidos – lembrando, também, que na situação existia o remanejamento de um terceiro professor, Tiago Torbes – e agradeceu que tudo pudesse ter sido ajustado de maneira a contemplar todas as necessidades pessoais e comunidades envolvidas.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con