qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“Não contem comigo”, diz vereador Rafa sobre pedido de impeachment

Parlamentar adiantou que votará contrário a admissibiidade da denúncia
Vereador Rafael Castro (Foto: Arquivo AP)

O vereador Rafael de Castro (PSB) se manifestou, na manhã desta quarta-feira (23), sobre o pedido de impeachment contra a prefeita de Sant’Ana do Livramento, delegada Ana Tarouco (PL), protocolado nessa terça-feira (22), na Câmara de Vereadores. De acordo com o parlamentar, a abertura de um processo de cassação do mandato da prefeita é desproporcional ao fato que motivou a denúncia e declarou: “não contem comigo, se tiver votação, eu vou votar contra”.  A declaração foi feita em entrevista ao Jornal da Manhã, na Rádio RCC FM, oportunidade em que reconheceu o erro do Executivo em não prestar contas em tempo hábil.

A denúncia acusa a prefeita de descumprir a Lei Orgânica do Município ao não comparecer à Câmara de Vereadores no prazo legal de até 60 dias para informar sobre os assuntos municipais e apresentar a prestação anual de contas. O documento afirma que a prefeita demonstrou “indiferença e despreocupação” com a obrigação legal, configurando, segundo o autor da denúncia, advogado Cezzar Mendina, uma infração político-administrativa por omissão. 

A prefeita delegada Ana Tarouco comentou o novo pedido de impeachment protocolado contra ela e afirmou que “recebe sem nenhuma surpresa” a movimentação feita pelo advogado e presidente municipal do PDT, Cezzar Santana Mendina. A gestora também criticou a motivação política por trás da denúncia: “Espero que a Casa Legislativa não se deixe usar, mais uma vez, por um laranja que, a todo custo, deseja ou representa quem deseja a cadeira do executivo, mas não tem coragem de se lançar na urna”, declarou. 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con