seg, 14 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

“A questão da moradia não pode ter demora”, afirma Secretário de Habitação

Mauricio Oliveira detalha dois novos projetos habitacionais em andamento: um novo loteamento e a regularização fundiária de uma área histórica da cidade.
Secretário de Habitação Maurício Oliveira (Arquivo/AP)

O Secretário de Habitação, Mauricio Oliveira, participou na manhã desta terça-feira do programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC, onde apresentou importantes novidades sobre o planejamento urbano e habitacional do município. Segundo ele, dois novos projetos começaram a tramitar na Câmara de Vereadores, ambos voltados à criação e reconhecimento de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).

 

“A criação da ZEIS é o primeiro passo. Após isso, buscamos o reconhecimento formal dessa área como de interesse social, o que viabiliza a implantação de políticas públicas habitacionais”, explicou o secretário.

 

Os projetos abrangem duas regiões distintas. O primeiro é o bairro Simón Bolívar, área que foi destinada à população de baixa renda, mas que, segundo o secretário, “nunca recebeu a devida atenção”. Mauricio ressaltou que a prefeita Ana Tarouco delegou à secretaria a missão de resolver as pendências da área: “Ano passado, conseguimos quitar a dívida da Simón Bolívar. Agora, estamos avançando com a regularização fundiária da região.”

 

Ainda segundo Mauricio Oliveira, o trabalho de campo já começou. “Ontem, nossas equipes técnicas iniciaram as entrevistas com os moradores, com o objetivo de realizar a regularização cadastral. A meta é entregar os terrenos com toda a documentação necessária aos seus proprietários”, afirmou.

 

Já o segundo projeto refere-se à criação de um novo loteamento habitacional no bairro Nova Alvorada, que será contemplado por um programa habitacional do governo federal. “A proposta prevê a construção de mais de 128 casas. Trata-se de um projeto novo, que exigirá a criação de uma ZEIS desde o início”, explicou.

 

O secretário finalizou a entrevista enfatizando a urgência nas ações da pasta:

“A questão da moradia não pode ter demora.”

Livramento respira a expectativa de novos Free Shops

O cenário do comércio na fronteira entre Brasil e Uruguai está prestes a vivenciar uma transformação significativa. Com a iminente abertura de três novos free shops em Sant’Ana do Livramento, prevista para outubro, a cidade gaúcha se posiciona como um novo polo para compras livres de impostos, historicamente dominado pela vizinha Rivera, no Uruguai. Essa expansão se soma a uma