qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“A questão da moradia não pode ter demora”, afirma Secretário de Habitação

Mauricio Oliveira detalha dois novos projetos habitacionais em andamento: um novo loteamento e a regularização fundiária de uma área histórica da cidade.
Secretário de Habitação Maurício Oliveira (Arquivo/AP)

O Secretário de Habitação, Mauricio Oliveira, participou na manhã desta terça-feira do programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC, onde apresentou importantes novidades sobre o planejamento urbano e habitacional do município. Segundo ele, dois novos projetos começaram a tramitar na Câmara de Vereadores, ambos voltados à criação e reconhecimento de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).

 

“A criação da ZEIS é o primeiro passo. Após isso, buscamos o reconhecimento formal dessa área como de interesse social, o que viabiliza a implantação de políticas públicas habitacionais”, explicou o secretário.

 

Os projetos abrangem duas regiões distintas. O primeiro é o bairro Simón Bolívar, área que foi destinada à população de baixa renda, mas que, segundo o secretário, “nunca recebeu a devida atenção”. Mauricio ressaltou que a prefeita Ana Tarouco delegou à secretaria a missão de resolver as pendências da área: “Ano passado, conseguimos quitar a dívida da Simón Bolívar. Agora, estamos avançando com a regularização fundiária da região.”

 

Ainda segundo Mauricio Oliveira, o trabalho de campo já começou. “Ontem, nossas equipes técnicas iniciaram as entrevistas com os moradores, com o objetivo de realizar a regularização cadastral. A meta é entregar os terrenos com toda a documentação necessária aos seus proprietários”, afirmou.

 

Já o segundo projeto refere-se à criação de um novo loteamento habitacional no bairro Nova Alvorada, que será contemplado por um programa habitacional do governo federal. “A proposta prevê a construção de mais de 128 casas. Trata-se de um projeto novo, que exigirá a criação de uma ZEIS desde o início”, explicou.

 

O secretário finalizou a entrevista enfatizando a urgência nas ações da pasta:

“A questão da moradia não pode ter demora.”

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con