sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Presidente da Câmara reafirma autonomia e critica pressão do Executivo: “ato antidemocrático que merece ser repudiado”

Felipe Torres respondeu, em nota, manifestação do Executivo
Felipe Torres

O Poder Legislativo de Sant’Ana do Livramento emitiu, na tarde desta quinta-feira (17), uma nota oficial em resposta à polêmica envolvendo o adiamento da reunião de prestação de contas do Poder Executivo, que estava prevista para a manhã de hoje. O comunicado foi uma reação à nota divulgada anteriormente pelo Governo Municipal, que criticou a decisão do presidente da Câmara, vereador Felipe Torres (PL), por não realizar a sessão na ausência da prefeita Ana Tarouco (PL).

De acordo com a nota, o Legislativo esclarece que cabe exclusivamente ao presidente da Câmara deliberar sobre o andamento das atividades da Casa, o que inclui agendar, adiar ou readequar reuniões, com base em critérios administrativos e no interesse institucional. Segundo o texto, a reunião foi adiada em razão da ausência da prefeita, que se encontra em Brasília cumprindo agenda oficial pela AMFRO (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste).

A decisão, conforme o Legislativo, levou em consideração a relevância do momento e a necessidade de diálogo direto com a chefe do Executivo. “Optou-se, legitimamente, pelo adiamento da atividade”, afirma o texto.

O Legislativo também lamentou a postura do Executivo, que, segundo a nota, tentou “impor a realização de um ato previamente cancelado, desconsiderando a autonomia e a independência do Legislativo, pilares fundamentais do regime democrático e do princípio da separação entre os Poderes”.

A Câmara reforçou que não houve qualquer impedimento para a entrega das informações por parte do Executivo, destacando que os dados foram devidamente protocolados junto à Secretaria da Casa Legislativa, “em pleno respeito ao dever de transparência”.

Por fim, o Legislativo reiterou seu compromisso com o diálogo institucional, “desde que pautado pelo respeito mútuo, pela legalidade e pela autonomia de cada Poder”.

Em manifestação nas redes sociais, o presidente da Câmara, vereador Felipe Torres (PL), classificou como “histórico” o episódio ocorrido nesta quinta-feira (17) no Legislativo Municipal. Segundo ele, o Poder Executivo tentou impor, por meio de “pressão e imposição”, a realização da sessão especial de prestação de contas, mesmo sem a presença da prefeita Ana Tarouco. Torres repudiou o que chamou de “ato antidemocrático” e afirmou que, em nenhum momento, deixou de reconhecer o vice-prefeito como chefe do Executivo em exercício. O vereador destacou que havia um entendimento prévio de que a nova data da sessão seria marcada apenas após o retorno da prefeita ao município. Ele também acusou o Executivo de usar o episódio como “cortina de fumaça” para desviar a atenção dos “sérios problemas” enfrentados pela cidade. “Continuo à disposição e comprometido com a verdade e a autonomia dos Poderes”, finalizou.

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as