ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Aurélia Ribas, do Senac, destaca o papel de conscientização e atendimento dos profissionais da área da saúde

Maio amarelo e laranja

Maio veste duas cores fortes para lembrar causas urgentes. O amarelo alerta para a importância da segurança no trânsito, enquanto o laranja chama atenção para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Unindo conscientização e mobilização social, o mês reforça que a mudança começa com informação, atitude e responsabilidade coletiva. 

A coordenadora dos cursos da área da Saúde no Senac Sant’Ana do Livramento, Aurélia Ribas, explica que as campanhas têm o intuito de alertar sobre duas condutas importantes, tanto a responsabilidade de dirigir e manter a segurança no trânsito quanto a prevenção da exploração sexual e abuso infantil. “Toda a sociedade deve estar atenta, envolvendo, sensibilizando e alertando”, destaca. 

Ambas as campanhas de prevenção, segundo a especialista, envolvem vários segmentos como, por exemplo, o trânsito, desde o cuidado em frente às escolas, a educação das crianças para o trânsito, a não combinação de trânsito e bebidas alcoólicas etc.. Já a prevenção para o abuso e exploração sexual também engloba ações de prevenção relacionadas às escolas, crianças, pais e familiares. 

Aurélia ressalta que o papel do profissional da área da saúde nessas situações deve ser atuante em simulações, campanhas e orientações: “Saber identificar situações de risco e principalmente saber os protocolos e encaminhamentos nos casos de sinistros e violências”. 

No caso dos sinais de violência sexual contra crianças e adolescentes, a coordenadora menciona a importância da capacitação de futuros profissionais para “saberem identificar os sinais de quem abusa e quem é abusado, os protocolos a seguir após identificação de atos libidinosos e ainda direcionar criança e família para tratamento pós-trauma”. 

 

Por General Hamilton Mourão: Redução da maioridade penal

  ✅ A morte do jovem Isaac Augusto Vilhena, ocorrida aqui em Brasília no dia 20 de outubro de 2025, não pode ficar impune! ✅ Hoje, na Comissão de Segurança Pública, destaquei que já passou da hora de repensarmos a questão da maioridade penal com base na natureza dos crimes cometidos. ✅ O bárbaro assassinato perpetrado pelo marginal “menor de

“O sexo na Casa do Povo tá liberado”: vereador faz insinuações em live nas suas redes sociais

O vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos) voltou a chamar atenção nas redes sociais após realizar uma transmissão ao vivo em que fez diversas declarações polêmicas e acusações envolvendo o ambiente político de Sant’Ana do Livramento. Em um dos momentos mais comentados, Doze ironizou críticas sobre sua própria conduta, ao afirmar: “Tem alguma servidora minha grávida de mim? Não. Mas

Por General Hamilton Mourão: Mourão fala sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia

  ✅ Hoje, na CRE, defendi a importância de fazermos avançar as tratativas sobre o Acordo entre o MERCOSUL e a UNIÃO EUROPEIA, com base no entendimento claro que podemos obter benefícios mútuos e isso é a chave do sucesso. ✅ Precisamos entender que a heterogeneidade é positiva pois leva-nos à complementaridade, ou seja, a pujança industrial da União Europeia