dom, 19 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Lançado abaixo-assinado para apoiar projeto que extingue a Taxa de Licenciamento de Veículo

Foto: Divulgação

A votação do parecer favorável do relator ao Projeto de Lei do deputado Rodrigo Lorenzoni, que acaba com a taxa de Licenciamento de Veículos não estava nem na pauta da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa desta terça-feira (15).

O PL 599/2023 dispõe sobre a cobrança de taxas de serviços diversos prestados pelo Estado e órgãos estatais, incluindo taxas dos Serviços de Trânsito, acaba com a cobrança da taxa de licenciamento/expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos Eletrônico. A justificativa é do conhecimento geral: desde que o CRLV é um documento digital, não há mais despesas com logística, impressões e custos de envio. Mesmo assim, Detran e o governo seguem cobrando a taxa, desde 2019.

TRAMITAÇÃO – A tramitação do PL que acaba com a taxa do CRLV iniciou em dezembro de 2023 e deu entrada na CCJ em fevereiro de 2024. Exatamente um ano depois, foi lido o parecer favorável do relator Edivilson Brum. Em função de dois pedidos de vista e sucessivas ausências do relator, estava sendo aguardada a votação do parecer para as próximas reuniões da Comissão.

MOÇÕES DE APOIO – Desde a leitura do parecer até a reunião da CCJ desta semana, o projeto do deputado Rodrigo Lorenzoni vem recebendo moções de apoio de Câmaras de Vereadores de todo o RS. Até agora já foram 46 moções aprovadas e inúmeras protocoladas. Estima-se que mais de 4,5 milhões de gaúchos representados querem o fim da taxa do CRLV.

SEM RELATOR – A nomeação do relator do projeto do CRLV, Edivilson Brum, ao cargo de secretário estadual de Agricultura, intencionalmente ou não, fez com que o projeto, pronto para ser votado, volte à estaca zero. É que na Assembleia Legislativa RS, quando um relator designado se afasta por qualquer motivo do cargo de deputado, segundo entendimento do Departamento de Assessoramento Legislativo, o projeto – com parecer favorável ou sem parecer – precisa aguardar que o novo indicado do partido à CCJ reinicie a tramitação, ou seja, faça novo parecer.

Apesar de reconhecer que a saída do relator prejudicou o projeto, Rodrigo Lorenzoni está confiante de que ainda se faça justiça com relação à cobrança da taxa do CRLV pelo governo RS. “No momento, não há prazo para que seja apresentado um novo relator, o relatório pode demorar, mas vamos seguir mobilizados. As moções de apoio das Câmaras de Vereadores, que representam a população – que não aguenta mais pagar tantas taxas indevidas, além da altas cargas tributárias – são muito importantes. Mas vamos além: estamos lançando um abaixo-assinado que vai ser encaminhado a todos os parlamentares para que este projeto possa tramitar rápido. Vamos trabalhar muito para conseguir o fim da taxa de licenciamento de veículos. Esse é o meu compromisso”, garante o deputado.

Acesse aqui o abaixo-assinado em apoio ao projeto que acaba com a cobrança da taxa do CRLV.

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as