sex, 25 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Secretária garante realização da 40ª Campereada Internacional, mas adiamento não está descartado

Evento tradicional de Sant’Ana do Livramento enfrenta impasse após desclassificação da única entidade inscrita para organizá-lo
Secretária Sandra Pontes (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal A Plateia na manhã desta segunda-feira (14), a secretária de Cultura e Turismo de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes, garantiu que a 40ª edição da Campereada Internacional será realizada. No entanto, ela não descartou a possibilidade de adiamento da data prevista, tradicionalmente marcada para o final de abril e início de maio.

A incerteza surgiu após a abertura de um edital pela Prefeitura Municipal, destinado a entidades interessadas em organizar o evento. Apenas uma instituição se inscreveu: a Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento. Contudo, a entidade foi desclassificada por não atender a um dos critérios exigidos no edital.

Diante da desclassificação, a Associação Tradicionalista entrou com um recurso, que está atualmente em fase de análise. Segundo a secretária Sandra Pontes, a expectativa é de que o resultado seja divulgado entre esta segunda-feira (14) e terça-feira (15). Caso o recurso seja aceito, a entidade reassumirá a organização da Campereada. No entanto, se for indeferido, a Prefeitura poderá assumir a responsabilidade pela realização do evento.

Sandra Pontes destacou que, embora a administração municipal esteja disposta a garantir a realização da Campereada, será necessário mais tempo para reestruturar o evento em curto prazo, o que pode acarretar o adiamento da programação.

Segundo Sandra, a Campereada Internacional é um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Sant’Ana do Livramento, reunindo tradicionalistas de ambos os lados da fronteira em celebrações campeiras, artísticas e gastronômicas.

Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres

Por Patrícia Alba Se a punição severa é a única maneira de frear os crimes contra as mulheres, quando se trata de uma autoridade, como o primeiro mandatário de uma grande cidade como Viamão, a sociedade saúda e aplaude a decisão da Justiça. O prefeito Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da

Nota à Imprensa — Prisão Fernando Collor

A prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, representa uma decisão correta e justa no âmbito do devido processo legal e da punição de agentes públicos envolvidos em corrupção. Trata-se de um desfecho que respeitou todos os trâmites jurídicos e garantias constitucionais: foram observados os prazos processuais, assegurado o pleno direito de defesa e seguidas as etapas