qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Nota oficial – Ministros do STF cobram governo Lula para retirar assinaturas da base aliada do requerimento de urgência do PL da Anistia

Deputado Zucco (PL) - Foto: Cedida

“O que estamos presenciando é um atentado aberto contra a independência do Poder Legislativo. É inadmissível que ministros do Supremo Tribunal Federal estejam pressionando o governo para que interfira diretamente na atuação de deputados e senadores que apenas estão exercendo seu legítimo direito de legislar. A tentativa de retirar assinaturas de um projeto de anistia, que tem amplo apoio popular e representa uma resposta democrática aos abusos cometidos após os eventos de 8 de janeiro, revela uma ação orquestrada para controlar o Parlamento pela força da intimidação institucional.

Isso não é mais um problema pontual — é uma crise gravíssima e sem precedentes entre os poderes da República. O STF ultrapassou todos os limites ao se colocar como tutor da democracia, quando, na prática, tem agido como um ator político, promovendo perseguições seletivas, censura, prisões ilegais e agora, interferência direta nos processos legislativos. A separação dos poderes virou letra morta diante de uma Suprema Corte que age como se estivesse acima da Constituição.

Quero deixar um recado claro: nós, da oposição, não aceitaremos calados esse avanço autoritário. Não vamos permitir que o Congresso seja transformado em um puxadinho do Judiciário. Cada parlamentar aqui representa milhões de brasileiros que exigem respeito às suas vozes e à soberania popular. E é por eles que vamos resistir. Chega de chantagem institucional. Chega de ditadura togada!”

Deputado Federal Zucco (PL-RS)

Líder da oposição na Câmara dos Deputados

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con