qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Corsan detalha operação para deputados e apresenta investimentos

 

Os deputados estaduais da Frente Parlamentar de Infraestrutura estiveram nesta segunda-feira (7) conhecendo o Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan, na sede da companhia, no centro de Porto Alegre. A visita ao “coração” da operação impressionou os parlamentares, pelo nível de tecnologia utilizado para monitorar o abastecimento de água de cada município do Rio Grande do Sul atendido pela Corsan.

No encontro, o plano que prevê R$ 15 bilhões em investimentos até 2033 para a ampliação do esgotamento sanitário e no enfrentamento de desafios históricos como as redes antigas e a perda de água, foi detalhado pela diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, ao lado do diretor de Operações, José João de Jesus da Fonseca.

O presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura, deputado Marcus Vinicius (PP), destacou que o papel do grupo é acompanhar os investimentos empregados e a qualificação de um serviço vital para a saúde da população e para o desenvolvimento das comunidades. “A Frente está realizando levantamentos, e irá fazer visitas às regiões para, com fiscalização, garantir que o processo do Novo Marco do Saneamento ocorra de forma eficiente. Queremos, de forma transparente com a empresa, encaminhar as demandas e cobrar soluções para os desafios enfrentados nesse período de transição”, ressaltou.

Na oportunidade, Fabiano Dallazen diretor de Relações Institucionais da Aegea — controladora da Corsan — reiterou o compromisso com a transparência, o aprimoramento constante e o diálogo institucional.

Também participaram da visita os deputados Felipe Camozzato (Novo), Guilherme Pasin (PP), Joel Wihelm (PP) e representantes de gabinetes de oito bancadas estaduais que integram a frente.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con