ter, 14 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

UNAMOS emite nota dizendo não ter sido ouvida na decisão do aumento das passagens

Conforme a associação, decreto diz que decisão do COMUT teria sido unânime, mas alega não ter sido ouvida
Nota da UNAMOS

A UNAMOS – União das Associações de Moradores Santanense, emitiu uma nota em que informa não ter tido participação nas decisões do decreto municipal que reajusta as tarifas do transporte coletivo urbano. Conforme a nota, a associação diz que o decreto municipal 11.568, de 03 de abril de 2025, publica em um de seus ‘considerandos’, que o COMUT – Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana foi unânime na decisão. No entanto, conforme a Unamos se refere na nota, os conselheiros da entidade, que fazem parte do COMUT, não foram convocados para reunião para discutir essa pauta no Conselho Municipal, que é consultivo. A nota reflete ainda que, “a UNAMOS que representa a maioria dos usuários do transporte manifesta sua posição contra o aumento da tarifa que tem um índice superior ao índice de aumento dos salários dos trabalhadores usuários, sendo que as empresas tem uma frota sucateada que não oferece segurança, e horários de circulação regular para os usuários”.

 

Ouvido o presidente da UNAMOS, Josué Ferreira Rodrigues, esse disse que a associação é estritamente contrária ao aumento das passagens, pois o transporte aqui é caro e sem qualidade. Rodrigues acredita que esse fato de não ter tido a participação da entidade na decisão, de alguma forma, causa alguma barreira na continuidade do decreto, e que representantes da associação irão se reunir no próximo sábado para ver qual ação pode ser implementada.

Conselheiro do COMUT, José Luiz Souza Rubim, que representa o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, e foi presidente do conselho até o final do ano passado (a nova diretoria ainda não foi eleita), contrapõe a nota da UNAMOS dizendo que as reuniões do COMUT já tem datas pré-definidas em decreto, não necessitando outra convocação, embora ela tenha sido feita por aplicativo de mensagem. “O pessoal não compareceu à reunião que decidiu essa situação, e agora quer achar uma justificativa para a não participação”. Conforme ele, é difícil ter transporte de qualidade sem aumento da tarifa. José Luiz ficou de se manifestar mais sobre o assunto na manhã desta quarta-feira, 9 de abril.

Tentamos contato com a Secretária de Administração, Maria Drekener, para informações sobre o texto do decreto, porém não obtivemos retorno até o momento, permanecendo o canal à disposição para manifestação.

Rivera celebra la XVIII Semana Nacional de la Seguridad Vial

En la jornada de este lunes 13 de octubre se realizó el lanzamiento oficial de la XVIII Semana Nacional de la Seguridad Vial. Dicha actividad tuvo lugar en la sala de conferencia de la Intendencia Departamental de Rivera y contó entre otros con la presencia del Intendente Departamental, Contador Richard Sander, el Director General de Tránsito y Transporte, Mauricio González,

Rodrigo Soltton encanta no Clube Caixeral no dia 28 de novembro.

Clube Caixeral, 28 de novembro, convidamos o publico para o Clube Caixeral, para prestigiar o show de Rodrigo Soltton, cantor, pianista e showman que vem consolidando seu nome no cenário artístico regional. Confira o pronunciamento de Rodrigo Soltton no video abaixo:

Por Augusto Nardes: “O país está indo para um colapso na infraestrutura.”

🇧🇷 “O país está indo para um colapso na infraestrutura.” Com essas palavras, o ministro Augusto Nardes alertou, em palestra, sobre o atraso do Brasil em projetos essenciais de mobilidade e desenvolvimento. 🚄 Enquanto nações como Japão, França e Espanha investem há décadas em trens de alta velocidade, seguimos presos em congestionamentos, sem um sistema ferroviário eficiente entre as principais