seg, 7 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Festival Tropeadita da Canção tem sucesso de público e de participações

A TROPEADITA DA CANÇÃO, festival de música realizado pelo CTG Rincão da Carolina, nos dia 04 e 05 de abril, foi marcado pelas belíssimas apresentações.

Na sexta-feira aconteceu o Concurso de Intérpretes com a participação de 30 artistas que mostraram seus trabalhos de canto, interpretação e instrumentalidade.

A “Tropeadita da Canção” possibilitou aos cantores nativistas do município e de nosso Estado apresentarem seus trabalhos à comunidade santanense, promovendo e fomentando a cultura gaúcha em nosso município entre diferentes idades.

O Festival contou ainda com a participação de intérpretes das cidades de Quaraí, São Borja, Jaguarão, Artigas e Sant’Ana do Livramento.

Vencedores da Tropeadita:
Mirim masculino – 1º lugar – Lorenzo Juncal Garcia – Jaguarão
Mirim feminino – 1º lugar – Mariana Ifarraguirre – São Borja
Adulto feminino – 1º lugar – Cristiane Araújo – Livramento
Adulto masculino – 1º lugar – Luiz Ramos – Quaraí
Juvenil masculino – 1º lugar – João Fortunato – Livramento
Juvenil feminino – 1º lugar – Valentine Martins – Livramento

Na noite de sábado 05, aconteceu o grande TRIBUTO À TROPEADA DA CANÇÃO NATIVA que reuniu gerações de músicos e intérpretes que fizeram parte desse Festival Nativista na década de 80.
O público expectador pôde relembrar os clássicos da Tropeada com as interpretações de canções que marcaram época, como:

História, Canto e Fronteira, de Nelson Cardoso da 1ª Tropeada; Vento Xucro, de Adair de Freitas da 2ª edição; a música Chiberio, da 3ª Tropeada interpretada na época por Wilson Paim; e a canção Pinga, Saudade e Canção, de Gilbert Gisler que venceu a 4ª edição.
O Festival encerrou com um Grande show do Grupo Carqueja.
O Presidente do Festival, Rodrigo Machado, agradece à toda comunidade santanense pela participação neste evento, realizado visando valorizar e incentivar nossos novos talentos da música nativista.

RESUMO DE DOMINGO, 06/07/2025 , por Germano Rigotto

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Não circula hoje   FOLHA DE S.PAULO – Em três décadas, indústria de extração multiplica por seis participação no PIB   O GLOBO – Fidelidade ameaçada   O ESTADO DE S.PAULO – País celebra safra recorde, mas não tem onde guardar produção   CORREIO BRAZILIENSE –