sex, 17 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Conectando gerações: Ivan e Isabella

Pai e filha desfilaram juntos no Carnaval de Rua 2025 de Sant’Ana do Livramento
Ivan e Isabella - Carnaval 2025

Isabella Albuquerque Gomes, de 7 anos, e Ivan da Silva Gomes, de 40, desfilaram pela Escola de Samba Bafo da Onça. Ivan é Mestre de Bateria e Isabella desfilou ao seu lado como Diretora de Bateria.

Ivan está inserido no “mundo carnavalesco” desde os 6 anos, e já desfilou em diversas cidades no Brasil e no Uruguai. Para Isabella é seu segundo ano, em 2024 desfilou com sua mãe pela Escola de Samba Tradição.

“Para mim é um sentimento inexplicável (desfilar com a filha), pois me vi com a idade dela começando nos carnavais com meu irmão Luiz Carlos, que me levava para os ensaios da Império da Zona Sul”, falou Ivan em tom emocionado.

Ele contou para a reportagem do jornal A Plateia que quando saiu o tema enredo da escola Bafo da Onça, a pequena Isabella falou “eu quero sair com você na Bafo da Onça”.

O pai da Isabella contou que ela sempre ensaiava o samba em casa, fazia desenhos na escola, ficava ansiosa pela roupa para o desfile e ficava muito triste quando não podia ir aos ensaios.

Após o término do segundo desfile, Ivan falou: “Nós nos abraçamos, e ela me viu chorando pela emoção de estar ali com ela, por tudo o que passamos, todos os ensaios… ela bem preocupada comigo e perguntando se tudo tinha dado certo com a Escola”.

Ivan ainda sugeriu que as escolas de samba possam incentivar e ter projetos específicos para as crianças, para que os pequenos possam participar mais e criar vínculos com a escola.

Com muita alegria e orgulho pela linda participação, Ivan finalizou a entrevista contando que Isabella está na “função” de carnavais desde a barriga da mãe, porque tanto o pai quanto a mãe gostam do Carnaval, mesmo sendo de agremiações diferentes.

 

 

Desenho de Isabella
Desenho de Isabella

TCE-RS lança ferramenta que ajuda prefeituras a solicitar repasses da Compensação Previdenciária

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou, nesta segunda-feira (13), uma nova funcionalidade do Sistema de Pensões e Inativações da Esfera Municipal (SAPIEM). A atualização permite aos municípios gerarem seus próprios relatórios gerenciais com informações sobre aposentadorias de servidores. Os relatórios reúnem dados como a data de registro dos benefícios, tempos de contribuição e períodos utilizados de outros regimes