Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 17 de dezembro de 2025

Vereador propõe implementação de ponto eletrônico para servidores públicos

Sargento Doze justifica iniciativa para garantir eficiência no serviço público

Sargento Doze (Foto: Yuri Cardoso/AP)
O texto abaixo está em

O vereador Sargento Doze (Podemos) protocolou, na semana passada, um ante projeto de lei que visa implementar o Sistema de Controle de Frequência por meio de Ponto Eletrônico Biométrico com reconhecimento de íris no âmbito da administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal de Sant’Ana do Livramento.

De acordo com o projeto, a ideia é que o controle de frequência e os registros de entrada e saída dos servidores deverão ser através do ponto eletrônico biométrico. O texto também estabelece que as diretrizes do Sistema de Controle de Frequência, por meio de ponto eletrônico biométrico com reconhecimento da iris é controlar, documentar e arquivar as jornadas de trabalho vigentes, no ámbito da Administração Pública Municipal, gerenciar o controle de frequência e lotação do servidor, identificar o vinculo funcional de cada servidor, acompanhar a pontualidade e assiduidade dos servidores, atribuir responsabilidade ao setor de recursos humanos para confirmar a veracidade das informações e das alterações prestadas pelo Sistema de Controle de Frequência, por meio de Ponto Eletrônico, documentar as justificativas a abonos de faltas e outras ocorrências relativas à assiduidade e pontualidade e controlar a situação diária do servidor em relação ao cumprimento de sua jornada de trabalho.

A carga horária de trabalho dos servidores públicos deverá ser cumprida de acordo com o cargo exercido, nos termos da previsão legal contida nos respectivos quadros de cargos e funções públicas, e demais normas aplicáveis. Os empregados públicos, bem como os contratados em regime temporário, deverão cumprir o horário de trabalho de acordo com a previsão contida no contrato de trabalho.

Os servidores que sejam ocupantes de cargos em comissão ou função de direção, chefia e assessoramento superiores e função gratificada, exercerão sua jornada de trabalho em regime de dedicação integral, podendo ser convocados sempre que presente interesse ou necessidade de serviço.

Na justificativa, o vereador Doze afirma considerar os princípios constitucionais da moralidade e eficiência, bem como a necessidade de otimizar os procedimentos do serviço público. “O presente ante projeto visa trazer maior segurança, transparência e melhor gestão dos recursos humanos na prestação dos serviços públicos no município. Sendo por fim acolhida, a norma em tela deverá atuar em prol da gestão eficiente dos recursos públicos, reduzindo os custos operacionais por meio de tecnologia da informação a fim de minimizar o gasto público, melhor atendimento aos usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública (exemplo: órgãos públicos municipais, postos de saúde, etc), garantir que as horas trabalhadas sejam registradas de forma precisa, promovendo a transparência nas atividades dos servidores, bem como as informações de registro possam ser verificadas de forma prática e celere pelos servidores, e essencialmente para garantir o acompanhamento da assiduidade e pontualidade dos servidores públicos municipais na prestação dos serviços à comunidade santanense.

Assim, a implementação do sistema de controle de frequência por meio de ponto eletrónico por biometria com reconhecimento da iris vai impedir possíveis erros e fraudes no registo do ponto, bem como os prejuízos que essas eventuais fraudes possam causar para os cofres públicos, e sobretudo irá contribuir cabalmente para a qualidade e amplitude dos serviços públicos”, justificou o vereador.

Para valer a iniciativa, o anteprojeto precisa ser tranformado em projeto de lei pela prefeita Ana Tarouco (PL) e enviado à Câmara novamente para deliberação. A prefeita tem a possibilidade de não dar continuidade à iniciativa.

NO AR
Rádio RCC