seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

LIVRAMENTO INAUGURA AMBULATÓRIO MUNICIPAL DE SAÚDE LGBTQIAPN+

Inicialmente localizado na Simón Bolívar, local será referência no atendimento a essa comunidade na cidade
CARD: Inauguração de Ambulatório será às 14h.

A Prefeitura de Livramento inaugura hoje, às 14h, na ESF V – SIMÓN BOLÍVAR, o Ambulatório Municipal de Saúde LGBTQIAPN+, um local de inclusão para trazer atendimento acolhedor para demandas específicas para essa comunidade.

O ambulatório funcionará nas sextas-feiras, sendo pela parte da manhã, das 9h às 12h, o atendimento médico e psicológico, e na parte da tarde, das 13h às 16h30, o atendimento com os demais profissionais (assistente social e redutor de danos). Conforme Paula Bougleux, coordenadora responsável pela implantação do ambulatório, a escolha do local se deu pelo fato da comunidade LGBTQIAPN+ já ter encontrado lá na Simón Bolívar um trabalho inicial de acolhimento feito por uma equipe qualificada (citando o enfermeiro Odilon Sales Pinto Neto), que sempre esteve envolvida no atendimento às demandas dessa população.

Conforme a coordenadora, posteriormente o atendimento será transferido para uma posição mais central. “Esse trabalho é um apoio essencial. O ambulatório é um espaço de inclusão, um espaço necessário, para se garantir equidade e atender às necessidades da população” comenta Paula.

ENTENDA O QUE SIGNIFICAM AS LETRAS DA SIGLA LGBTQIAPN+

A sigla representativa da comunidade gay já passou por diversas mudanças. Uma vez chamada de comunidade LGBT, atualmente ela já abrange mais letras, e hoje é correspondida pela sigla LGBTQIAPN+.

Essas mudanças na nomenclatura ocorrem porque somos uma sociedade em constante evolução, e estamos sempre buscando maneiras de compreender o ser humano e toda pluralidade.

L: Lésbicas

Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.

 

G: Gays

Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.

 

B: Bissexuais

Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.

 

T: Transexuais

Pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico e  não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.

 

Q: Queer

Sempre foi usada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+, no entanto, as pessoas do grupo se apropriaram do termo, hoje é uma forma de designar pessoas que não se encaixam à heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterosexualidade e da cisgeneridade.

 

I: Intersexo

Pessoas que não se adéquam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.

 

A: Assexual

Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.

 

P: Pansexual

Pessoas que desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independentemente de sua identidade de gênero.

 

N: Não-Binário

Pessoas que não se identificam com nenhum gênero, que se identificam com vários gêneros, entre outras.

 

+

O mais serve para abranger as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.

 

Vale lembrar que, apesar de ser a versão mais atual da sigla, ela pode sofrer modificações a qualquer momento à medida que os estudos de gênero e sexualidade se aprofundam cada vez mais.

A sigla, muito mais do que para colocar as pessoas em caixinhas e classificações, é uma ferramenta para incluir e compreender a pluralidade do ser humano.