qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

LIVRAMENTO RECEBE FÓRUM PARA TRATAR DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Evento está reunindo autoridades para discutir políticas públicas no Rio Grande do Sul para pessoas com deficiência e com altas habilidades
Foto: Divulgação

Durante todo o dia desta quinta-feira (27), está ocorrendo em Sant’Ana do Livramento, o 202º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento é realizado pela FADERS – Acessibilidade e inclusão, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, APAE e CIT, e ocorrerá até o final da tarde no SEST/SENAT.

O Fórum é destinado a gestores das políticas públicas, entidades representativas, conselhos, parlamentares, secretários e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social do COREDE FRONTEIRA OESTE, e reconhecido pela sua importância na construção e consolidação das políticas públicas para pessoas com deficiência e com altas habilidades, proporcionando um espaço de discussão sobre a garantia de direitos e o panorama das políticas públicas de acessibilidade universal. O evento também é aberto ao público.

No início do evento, o presidente da FADERS, Marco Antonio Lang, lembrou a importância do evento para promover um espaço de discussão tão importante, aproximando municípios e pessoas para debater o tema. “Uma pessoa com autismo é considerada, por lei, uma pessoa com deficiência, e isso é importante, pois ela tem todos os direitos de uma pessoa com deficiência, e muitas não sabem disso”, reforça ele, destacando que o evento é uma oportunidade para fazer essas informações chegarem em quem precisa.

Já o vice-prefeito Evandro Gutebier destacou a oportunidade de discutir e receber novas informações e práticas no trato com esse tipo de questão, exaltando a presença de comitivas de 16 municípios da região para participar do encontro. Ele também enfatizou que a prefeitura estuda maneiras de propiciar um melhor acolhimento para as famílias que lidam com esse tipo de situação. Gutebier informou que uma das ações é buscar a contratação de um neuropediatra, reconhecendo, no entanto, a dificuldade de achar um profissional com esta especialização no mercado. “Hoje, a gente tem esse problema no nível de estado, de país”, finaliza ele.

A Secretária de Educação, Elizângela Duarte, comentou que acredita que o evento será muito produtivo e que possibilitará os primeiros passos para implantação de políticas públicas que são necessárias. Ela enfatizou que o município vem tendo uma necessidade crescente na rede de educação no acolhimento a pessoas com deficiência, e que há um esforço para atender a todos. “Por mais difícil que seja, por menos condições que nós tenhamos, nós jamais vamos deixar de acolher uma criança. Todas são importantes, todas têm o direito e todas terão sempre o nosso trabalho”, diz ela.

Também presente no Fórum, o promotor José Eduardo Gonçalves, representando Ministério Público, parabenizou o evento que busca a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência, destacando que é muita importante que se passe a colocar tudo o que for discutido na prática “pelos órgãos públicos, pelas entidades privadas e, por fim, por toda a sociedade”. O promotor finaliza dizendo que “não é só na calçada, no acesso a prédios, mas também nas escolas com monitores para quem precisa, nos fogos de artifícios, e até nos próprios ensaios de escolas de samba que vão até tarde da noite, que prejudica, sim. É preciso uma conscientização de toda a comunidade”.

O evento deve ocorrer até às 17h de hoje. O endereço do SEST/SNAT é na Rua Intendente Esteves Freire, nº 1868, Sant’Ana do Livramento–RS, tendo como referência também a BR 158 no Acesso ao Porto Seco.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.