sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Webinário promovido pelo TCE-RS detalha diretrizes para a atuação das ouvidorias

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu o webinário “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, na tarde desta quinta-feira (20). A atividade faz parte do “Ouvidoria Day”, uma série de eventos simultâneos realizados pelos Tribunais de Contas, com o apoio do Instituto Rui Barbosa e da Atricon, para incentivar a participação da sociedade no controle da administração pública. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TCE-RS e contou com a participação do conselheiro-ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola, e da coordenadora da Assessoria da Ouvidoria, Thaís Schumann Krahn, mediados pelo diretor da Escola do TCE, Diego Louzada Vieitez.

O encontro se dedicou a destacar a relevância dessas unidades na promoção da transparência pública e no fortalecimento da democracia. A programação teve início às 14h, com a abertura conduzida pelo conselheiro Cezar Miola, que abordou a temática “Garantia da Participação Cidadã por meio das ouvidorias públicas”, ressaltando como a implementação efetiva dessas unidades contribui para a melhoria da gestão pública e do relacionamento entre os cidadãos e os órgãos governamentais. “As ouvidorias devem promover canais de comunicação para que a população possa participar ativamente dos processos de fiscalização e acompanhamento das ações públicas. Para tanto, precisam ser estruturadas para atuarem de forma transversal e estratégica, e não apenas como unidades administrativas, não raro percebidas lateralmente pela administração pública”, disse.

A coordenadora da Assessoria da Ouvidoria, Thaís Schumann Krahn, detalhou os aspectos do Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos (Lei nº 13.460/2017), citando exemplos práticos da sua aplicação e boas práticas para o funcionamento efetivo das ouvidorias. “Há inúmeras soluções tecnológicas que podem dar suporte para melhorar o atendimento ao cidadão. Por outro lado, as demandas apresentadas pela população podem servir de subsídios para o aperfeiçoamento da atuação governamental e da prestação dos serviços públicos”, enfatizou. A utilização de linguagem simples e a agilidade no processamento das informações foram pontos destacados na fala da coordenadora. “ O cidadão precisa compreender as informações que são repassadas sobre os serviços que são a ele oferecidos”.

Os últimos 15 minutos do webinário foram dedicados ao esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Saiba mais:

O Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos busca garantir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pela administração de forma efetiva e transparente. A legislação também regula a atuação das ouvidorias públicas e permite que os cidadãos apresentem denúncias, reclamações, sugestões e elogios, assim fortalecendo a participação e o controle social na gestão pública.

Assista à íntegra do evento em https://www.youtube.com/watch?v=Q5yrApQqpPo

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as