qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Governo do RS participa da abertura da 48ª Fimec

Evento é a maior feira do mercado coureiro-calçadista da América Latin
Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec

Evento é a maior feira do mercado coureiro-calçadista da América Latina

 

Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

O governador Eduardo Leite participou nesta terça-feira (18/3) da abertura da 48º Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Com o tema “Onde sustentabilidade, negócios e relacionamento se encontram”, o evento reúne profissionais e empresas do segmento coureiro-calçadista para expor inovações, debater tendências e promover conexões estratégicas. Autoridades políticas e lideranças empresariais acompanharam a cerimônia.

“A Fimec promove conexões muito importantes. Sabemos que muito da inteligência do setor calçadista está presente no Rio Grande do Sul. Desde a produção, maquinário, design e  desenvolvimento de novos materiais. Então, ainda que a produção dos calçados tenha se distribuído em outras regiões do Brasil, o Rio Grande do Sul se manteve relevante.Por isso é importante trazer esses negócios para a feira e ter a oportunidade de mostrar para todos que atuam no setor que o Estado está com uma política bastante ousada, inclusive em nossa política tributária. Nós fizemos uma redução de 25% da carga tributária do setor coureiro calçadista para a produção aqui no Rio Grande do Sul, e com isso já estamos conseguindo trazer empresas que são gaúchas e que acabaram levando o faturamento para outras regiões do Brasil, para voltarem a fazer o seu faturamento aqui no Estado”, disse.

O secretário Ernani Polo acompanhou o governador no evento e reforçou a vocação do Estado no setor. “ Temos uma grande expertise na área calçadista e este evento mostra tudo o que podemos desenvolver e oferecer para os mercados interno e externo, seguindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico inclusivo e Sustentável, no que se refere à atração de investimentos e prospecção de negócios”, disse.

 

A 48ª Fimec acontece até o dia 20 de março e reúne cerca de 400 expositores e representantes de empresas de diferentes estados brasileiros, bem como de países como Colômbia, China, Emirados Árabes, Itália, Peru, Turquia e Uruguai. Nesta edição, a feira ocupará mais de 10 mil m² de área de exposição, apresentando marcas de couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas para calçados e curtumes.

 

Além da feira expositora, o evento conta também com uma Fábrica Conceito, que demonstra a produção de calçados e bolsas em tempo real, palestras, rodadas de negócios e atrações culturais.

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.