seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Bloco “Os Reais” retorna às avenidas no Carnaval 2025 para celebrar 30 anos de história

Ana Pereira

Em 2025, o tradicional bloco carnavalesco “Os Reais” retorna às avenidas para celebrar seus 30 anos de existência. Em entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, Carla, filha de um dos fundadores do bloco, o senhor Lula, compartilhou um pouco da trajetória dessa agremiação que conquistou o coração dos foliões ao longo das décadas.

Fundado em 2 de janeiro de 1995, “Os Reais” surgiu da iniciativa de amigos e vizinhos da região da Cabo Charão. Entre os fundadores destacam-se as famílias Leal e Pires. Os primeiros ensaios ocorreram ao lado do antigo Nacional, onde o bloco permaneceu durante cinco anos. Nesse período, foram realizados diversos desfiles com enredos marcantes, homenageando figuras como Aldair Pires, Zumbi dos Palmares e os caminhoneiros. Uma tradição querida era o sopão servido ao fim de cada ensaio, fortalecendo o espírito comunitário do grupo.

Em 2000, a sede do bloco foi transferida para frente do módulo da Brigada, onde seguiram firmes nos carnavais seguintes. Durante a década seguinte, “Os Reais” seguiu exaltando figuras e temas importantes, como o clube 14 de Julho, os catadores de rua e a história do povo negro no Brasil, com destaque para o enredo: “Eu não sou moreno! Sou negão!”

Agora, em 2025, o bloco celebra três décadas de história e resistência, e nada melhor do que festejar essa conquista no lugar que mais representa sua essência: a avenida! Com muita música, cor e alegria, “Os Reais” promete um desfile memorável, reunindo gerações de foliões para celebrar essa história de amor ao carnaval.

Foto: Ana Pereira

Trio é preso pela Patrulha Rural na Florentina com carne sem procedência

A Brigada Militar efetivou a prisão neste domingo de um trio suspeito de abigeato na região da Florentina. Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado na DPPA , a Brigada Militar recebeu uma denúncia informando que duas motos escuras tipo Bros estariam se deslocando pela estrada da Madureira em direção da cidade com uma ovelha carneada. De posse dessas informações uma

Núcleo Santanense de Criados de Cavalos Crioulos realiza prova kids na Rural

Na manhã deste domingo (27) a pista de provas do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho recebe a primeira edição da prova Kids de incentivo aos esportes equestres. O evento foi realizado pelo NSCCC e contou com a participação de 50 crianças escritas , divididas em diversas categorias. Segundo o presidente do Núcleo, Daniel Righi o evento surgiu da

7ºRCmec realiza formatura de entrega da Boina Preta

No dia 26 de abril, coroando o final da Fase de Instrução Básica, o “Sétimo de Cavalaria”, realizou a solenidade de Entrega da Boina Preta, O “Símbolo do Combatente Blindado e Mecanizado”. Na oportunidade o Ten Cel Luciano, Comandante do Regimento, agradeceu a presença das autoridades, familiares e imprensa local no evento; Em suas palavras exaltou a importância da Boina