ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Lideranças intensificam mobilização em Brasília pela retomada da Usina de Candiota

 A preocupação com a manutenção de mais de sete mil empregos diretos e indiretos tem impulsionado lideranças políticas a intensificarem a mobilização pela retomada da Usina Termelétrica de Candiota III (UTE Candiota III). Nesta semana, novas ações foram efetivadas em Brasília, com o objetivo de pressionar o governo federal a agir.

O deputado federal Afonso Hamm, integrante da Frente Parlamentar da Mineração, participou de reuniões junto com o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável, Fernando Zancan, e o diretor do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Hermelindo Ferreira.

A principal reivindicação das lideranças é a publicação de uma Medida Provisória (MP) que renove os contratos de venda de energia da usina com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os contratos de comercialização foram encerrados em 31 de dezembro de 2024, e a edição da MP, prometida pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante reunião com lideranças da região no dia 15 de fevereiro, ainda não ocorreu, gerando apreensão no setor.

“Estamos em tratativas junto ao governo federal para que uma solução seja encontrada. Estamos trabalhando para que tenha celeridade a edição da MP e tão logo a tramitação no Congresso Nacional”, afirmou o deputado Hamm.

Caso a MP não seja publicada, as lideranças vão seguir buscando a derrubada do veto presidencial aos artigos da Lei 15.097/2025, que previam a prorrogação dos contratos de usinas térmicas a carvão até 2043.

As lideranças defendem a inclusão do carvão mineral em um modelo de transição energética equilibrado e responsável, argumentando a necessidade de proteger a economia das regiões carboníferas e evitar consequências sociais severas.

As lideranças trabalham para uma transição energética justa. No entanto, com o fechamento da Usina, muitos trabalhadores estão correndo risco de perder seus empregos e nesse sentido estão buscando alternativas mais urgentes para a renovação do contrato.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.