qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz balanço positivo da Expodireto Cotrijal

Agendas com os setores produtivos e assinaturas de contratos marcaram a participação da secretaria na feira
Secretário Ernani Polo participou de diversas agendas ao longo da feira - Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

Comemorando 25 anos de evento, a 25ª edição da Expodireto Cotrijal chegou ao fim nesta sexta-feira (14/3), em Não-Me-Toque. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participou ativamente dos cinco dias de feira, ministrando palestras, coordenando painéis, recebendo delegações internacionais,  conduzindo reuniões e participando da assinatura de contratos, como o do financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)– vinculada à Sedec – à Cotrijal.

Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec

A agenda em Não-Me-Toque iniciou com a assinatura do termo de ajuste para implementação de R$ 20,6 milhões em benefícios do Fundo Operação Empresa do RS (Fundopem/RS). No total, foram três projetos aprovados, sendo dois deles na modalidade Recupera, versão adaptada para auxiliar as empresas afetadas pelos eventos climáticos de 2024. O governador Eduardo Leite participou da solenidade e destacou o papel do Estado em incentivar o empreendedorismo. “Nós acreditamos em um caminho em que o Estado não é empreendedor. Ele não tem os incentivos e os gatilhos que o setor privado pode dar aos seus funcionários para estimular a produzir mais. Então, o papel do Estado é criar condições para quem empreende possa fazer mais”, disse.

O primeiro dia de feira também aconteceu a assinatura de um financiamento do BRDE para a Cotrijal no valor de R$ 72,7 milhões. Com os recursos, a cooperativa irá ampliar a capacidade de armazenagem de grãos em seis unidades. O secretário Ernani Polo foi um dos signatários, juntamente com o governador Eduardo Leite.

“Proporcionar um ambiente de negócios melhor é fundamental para que o empreendedor decida onde irá se instalar”, – Foto: Alexandre Farina/Ascom Sedec

Na terça-feira (11/3), o secretário Ernani Polo, juntamente com o presidente da Invest RS , Rafael Prikladnicki, apresentaram a palestra “Plano de desenvolvimento econômico gaúcho: impulsionando a abertura de mercados e inovações no agro”. Polo e Prikladnicki abordaram temas como Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS,  agronegócio, inovação, abertura de novos mercados e atração de investimentos.

Além de estrear na Expodireto, esta foi a primeira vez que a Invest RS esteve em uma feira com espaço exclusivo. A agência de investimento teve local próprio na área central e na Arena Agrodigital. Além de apresentar a instituição, que entrou em operação em dezembro de 2024, a equipe organizou reuniões com empresas e produtores para apresentar o portfólio de produtos e serviços e identificar oportunidades de investimento, apoio em projetos de expansão e busca por novos mercados.

Na programação da Sedec, durante a feira também houve uma série de reuniões sobre assuntos estratégicos. O secretário Polo participou de encontros com o setor minerador, instituições financeiras, gestores municipais, lideranças políticas e empresariais e com delegações internacionais.

Área internacional

Esta edição da Expodireto recebeu a maior quantidade de empresas estrangeiras expositoras na história e teve em torno de 80 países com representantes, superando 2024, que teve 70.  A Área Internacional foi o espaço onde as delegações internacionais se encontraram e onde ocorreram 50 eventos ao longo da semana, sendo 30 deles palestras e painéis com temas como investimentos estrangeiros, tecnologia e inovação no campo, segurança pública para o agro e oportunidades de comércio. O secretário Ernani Polo falou no painel “Projetos de atração de investimentos estrangeiros diretos e parcerias estratégicas, públicas e privadas, para os municípios: da teoria à prática”, que teve a participação de representantes de empresas dos Emirados Árabes Unidos, Canadá e China.

Pela primeira vez o evento recebeu uma delegação da Índia – a maior entre as presenças estrangeiras -, que também contará com um estande na Área Internacional da Câmara de Comércio e Indústria Indo Brasil (CCIIB).  A participação na Expodireto foi alinhada durante missão do vice-governador ao país, em novembro de 2024, e reforçada pela visita de negócios da Sedec em janeiro deste ano. Também estão em sua primeira participação delegações do Chipre, Ruanda e Malawi.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Evaldo da Silva Junior, e o diretor-adjunto Sebastian Watenberg foram mediadores nos painéis do Vietnã, Ruanda, China, Brasil, Índia, Zimbábue e Nigéria, que ocorreram na Área Internacional. A presença da secretaria no espaço já é tradição na feira, trabalhando com a interlocução junto às delegações internacionais que visitam a Expodireto. Este ano o evento recebeu representantes de mais de 70 países e teve a maior quantidade de empresas estrangeiras expositoras na história.  “Dialogamos com autoridades e empresários de diversos países. A Expodireto possibilitou que conseguíssemos discutir parcerias comerciais e oportunidades de investimento, otimizando o intercâmbio de informações e costurando acordos futuros”, explicou Polo.

No último dia de Expodireto, o secretário Ernani Polo acompanhou a audiência pública do Senado Federal que tratou da securitização das dívidas do agronegócio e fez uma avaliação dos cinco dias de evento. “A Expodireto nos proporciona uma experiência única de discutir assuntos que dizem respeito não só ao agronegócio, mas também toda a economia gaúcha.  Foram dias de muito trabalho, com diversos negócios foram fechados na feira e tantos outros alinhados, para serem formalizados em um futuro próximo. Os debates sobre inovação no agronegócio que foram promovidos durante essa semana com certeza deverão se converter em melhorias para o Estado”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con