qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Dia da Mulher: Luta, Conquistas e o Legado de Grandes Brasileiras

Cinthya Sapundllieff fala sobre a força feminina

 

O Dia Internacional da Mulher é um marco de luta por direitos, equidade e reconhecimento do papel feminino na sociedade. A história das mulheres é tecida por desafios e conquistas que transformaram estruturas sociais, políticas e culturais. No Brasil, nomes como Nise da Silveira, Eunice Paiva e tantas outras mulheres inspiram gerações com sua coragem e determinação.

Nise da Silveira, pioneira na psiquiatria, revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais ao rejeitar práticas violentas, como os eletrochoques, e introduzir a arte como forma de expressão e cura. Seu trabalho rompeu paradigmas e humanizou a saúde mental no Brasil.

Já Eunice Paiva, advogada e defensora dos direitos indígenas, teve sua trajetória marcada pela resistência durante a ditadura militar. Sua história foi recentemente retratada no filme Ainda Estou Aqui, destacando sua incansável luta pela justiça e pelos direitos humanos.

Além delas, muitas outras mulheres brasileiras desafiaram barreiras. Bertha Lutz foi essencial na conquista do voto feminino, Carolina Maria de Jesus rompeu o ciclo da pobreza com sua literatura potente e Maria da Penha transformou sua dor em força, resultando na criação da lei que protege mulheres da violência doméstica.

Cada avanço na história das mulheres foi conquistado com luta, e o Dia da Mulher é um lembrete de que ainda há desafios a serem superados. Mas há uma certeza: somos mais fortes quando estamos unidas. A sororidade transforma realidades, impulsiona mudanças e fortalece a caminhada de todas.

No entanto, também precisamos lembrar que não temos que suportar tudo sozinhas. A força feminina não está na exaustão, mas na capacidade de reconhecer quando é hora de cuidar de si. Se não estivermos bem, sempre existe a terapia como um espaço de acolhimento e reconstrução. Como psicóloga, reforço: pedir ajuda não é fraqueza, é um ato de amor próprio.

Texto escrito por: Cinthya Sapundllieff

Psicóloga e Perita forense


Cinthya L Sapundllieff – CRP: 07/25939

Psicóloga e Perita Forense

Endereço: Rua Manduca Rodrigues, nº 500, apto 303 (Edifício Monza)
WhatsApp: (55) 98423-2644
Instagram: @psiologaperitacinthya

 

General Hamilton Mourão através do X

Zero surpresa… O Banco Central teve que manter a Selic em 15%, assim prosseguimos com o maior índice das últimas duas décadas…   CLIQUE AQUI

Guilherme Socias Villela

Guilherme Socias Villela Nos deixou nesta quarta-feira, 31 de julho. Era filho de Uruguaiana, vizinho de Santana do Livramento, Municípios irmãos e fronteiriços. Deixou uma história de vida e de realizações nos diversos campos da política, economia, na academia e nos inúmeros cargos públicos em que desempenhou funções de relevância nacional e internacional. Mais que isso, preservou os laços de

TCE-RS realiza o 15º Encontro de Controle e Orientação em Santana do Livramento

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, nesta quinta-feira (31), o 15º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade reuniu cerca de 900 participantes de 23 cidades fiscalizadas pelo Serviço Regional de Auditoria em Santana do Livramento (SRSL). Na abertura do evento, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, ressaltou