qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Nota Oficial

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)
Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS) - Foto: Divulgação

 

A perseguição política no Brasil atinge um novo e preocupante patamar com as acusações de conspiração contra o deputado Eduardo Bolsonaro, simplesmente por denunciar no exterior os abusos do Judiciário brasileiro. Essa tentativa de silenciar vozes críticas reafirma o grave cenário de violações de direitos e perseguição política que já denunciamos repetidamente.

Não podemos esquecer que, no passado recente, líderes políticos do campo adversário, como o ex-presidente Lula e seus aliados, recorreram a instâncias internacionais para denunciar supostas arbitrariedades contra si, sem que isso fosse tratado como crime ou conspiração. A seletividade com que a justiça brasileira age hoje demonstra um viés inaceitável e incompatível com os princípios democráticos.

Em 2019, o então deputado Paulo Pimenta viajou à Bélgica, com recursos da Câmara dos Deputados, para pedir apoio internacional à libertação de Lula. Em 2018, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, gravou um vídeo para a Al Jazeera pedindo o apoio do mundo árabe para pressionar a justiça brasileira. Além disso, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, hoje ministro do STF, afirmou publicamente que não havia um remédio eficaz no Brasil para cessar violações de direitos humanos e levou o caso de Lula a organismos internacionais. Nenhuma dessas ações foi tratada como conspiração, evidenciando a clara aplicação de pesos e medidas diferentes quando se trata de opositores ao atual governo.

É inadmissível que parlamentares eleitos pelo povo sejam criminalizados por exercerem seu direito fundamental de denunciar abusos e buscar apoio internacional para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. O Brasil não pode seguir nesse caminho de censura e intimidação política.

Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de expressão, com a independência dos Poderes e com a necessidade urgente de restaurar o equilíbrio institucional no país. Não nos calaremos diante dessa perseguição.

Deputado Federal Zucco (PL-RS) – Líder da Oposição na Câmara

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con