Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 10 de dezembro de 2025

Líder da oposição cobra explicações sobre escândalo das “marmitas invisíveis”

Requerimento pede informações sobre execução do Programa Cozinha Solidária nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)
O texto abaixo está em

A liderança da oposição na Câmara dos Deputados protocolou na última sexta-feira (7), o Requerimento de Informação nº 275/2025, endereçado ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Assinado pelo deputado federal Zucco (PL-RS) e outros 13 vice-líderes da oposição, o documento solicita uma série de dados sobre a execução do Programa Cozinha Solidária, mais especificamente sobre os termos de colaboração celebrados com as entidades gestoras nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

A iniciativa da oposição acontece após reportagem publicada pelo Jornal O Globo, intitulada Quentinha invisível: ação do governo Lula contra a fome abastece ONGs de petistas que não entregam refeições. Segundo a reportagem, a ONG Mover Helipa é comandada José Renato Varjão, que teria trabalhado nos gabinetes do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e deputado estadual Ênio Tatto (PT-SP). Apesar de receber pelos contratos, a ONG não teria entregado as marmitas prometidas.

Nos endereços da entidade não havia qualquer tipo de ação de preparação e distribuição de refeições à população local. Nesses locais foram encontradas casas vazias, residências de ex-assessores de parlamentares do PT e até mesmo uma igreja. Além disso, a ONG Mover Helipa estaria subcontratando pelo menos outras cinco entidades de mesma natureza, todas ligadas a assessores ou a ex-assessores de parlamentares ou ex-parlamentares do PT. “Estamos diante de uma denúncia da mais alta gravidade. E olha que coincidência. O escândalo surge no exato momento em que a primeira-dama e o ministro Dias estão em Roma discutindo a fome no mundo”, alertou Zucco.

O requerimento também solicita informações sobre a viagem de Wellington Dias a Roma, por conta do Encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que também conta com a presença da primeira-dama Rosângela Lula da Silva. Os questionamentos sobre a missão oficial são os seguintes: a) Qual a agenda do Ministro Wellington Dias nessa viagem oficial a Roma e se há a previsão de encontros reservados com outras autoridades dentro e fora do evento oficial?; b) Qual o motivo de interesse público que justifica a integração da Senhora Rosângela Lula da Silva à comitiva, e qual função desempenhada no encontro, bem como sua agenda, tanto junto ou separadamente com o ministro Wellington Dias?; c) Solicita-se, por fim, a íntegra dos documentos que serviram de base aos pronunciamentos do ministro no encontro, nos quais constem os dados sobre as políticas públicas de combate à fome no Brasil na gestão do presidente Lula.

Assinam o requerimento de informações os seguintes deputados:

1 Dep. Zucco (PL/RS)
2 Dep. Coronel Meira (PL/PE)
3 Dep. Sanderson (PL/RS)
4 Dep. Rodolfo Nogueira (PL/MS)
5 Dep. Rodrigo Valadares (UNIÃO/SE)
6 Dep. Silvia Waiãpi (PL/AP)
7 Dep. Coronel Assis (UNIÃO/MT)
8 Dep. Sargento Gonçalves (PL/RN)
9 Dep. Osmar Terra (MDB/RS)
10 Dep. Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP)
11 Dep. Evair Vieira de Melo (PP/ES)
12 Dep. Capitão Alden (PL/BA)
13 Dep. Zé Trovão (PL/SC)
14 Dep. Gustavo Gayer (PL/GO)

Confira a íntegra do requerimento de informações:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2483293

NO AR
Rádio RCC