qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Parque Internacional: um símbolo de união e história – 82 Anos de Convivência Entre Brasil e Uruguai

Celebrando sua fundação, o Parque Internacional carrega consigo um legado de fraternidade e amizade com a nação vizinha, desde as suas origens como um areal até se tornar um marco de convivência binacional.
Fotografia: Adolfo Gil | 1943

Em 2025, o Parque Internacional de Sant’Ana do Livramento e Rivera celebra 82 anos, marcando não somente um marco físico, mas também um símbolo de unidade entre Brasil e Uruguai. Em suas origens, no início do século XX, a área que hoje abriga o parque era dominada por sulcos de areia, uma verdadeira “terra de ninguém”, onde, para traçar a fronteira, utilizava-se o conceito de Divisão de Águas. Este método, baseado na direção natural do escoamento das águas da chuva, definia os limites territoriais de forma irregular, sem a presença de marcos físicos.
Apesar disso, o local era constantemente frequentado por brasileiros e uruguaios, que se reuniam para celebrar a amizade e a convivência pacífica. No entanto, a falta de um marco visível que indicasse claramente a linha divisória entre os dois países motivou diversas reuniões entre as autoridades de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Foi nesse contexto que surgiu a ideia de criar uma grande praça binacional, um espaço que representasse a união dos dois povos.

A proposta foi concretizada em 1923, durante a Quinta Conferência da Comissão Mista de Limites, realizada no Rio de Janeiro, quando o uruguaio Virgílio Sampogna sugeriu a criação do parque. Em 1939, o arquiteto Modesto Paes Seré, chefe da área de construções de Rivera, apresentou o projeto que resultaria no que hoje conhecemos como o Parque Internacional.

O sonho tornou-se realidade em 26 de fevereiro de 1943, com a inauguração oficial do parque e a instalação dos três grandes símbolos que marcam o espaço até hoje:
• O obelisco de 15 metros, doado pela Maçonaria, que simboliza a liberdade.
• A fonte luminosa, oferecida pelos Rotarianos, representando a igualdade.
• A escultura “A Mãe”, criada pelo artista uruguaio José Beloni, que simboliza a fraternidade.

Hoje, o Parque Internacional é mais do que um espaço de lazer e contemplação; é um testemunho da amizade histórica entre os povos brasileiro e uruguaio. Ao longo dos anos, o parque tem sido palco de eventos, encontros e celebrações, reafirmando seu papel como um elo de convivência pacífica e colaboração mútua entre os dois países.
Neste 82º aniversário, o Parque Internacional continua a ser um local de importância histórica e cultural, refletindo a essência da fraternidade e da união entre nações irmãs.

Para o novo ciclo, é esperada uma Revitalização do Parque, que se dará após uma parceria entre a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento e a Intendência Departamental de Rivera. Os trabalhos de revitalização do Parque Internacional devem começar em março, iniciando com a melhoria da iluminação, com a substituição das lâmpadas e a revitalização do sistema. Também serão feitos reparos no obelisco, manutenção no relógio e restauração da fonte. As escadas danificadas serão consertadas conforme o cronograma. O segundo passo incluirá a restauração do calçamento, preservando as características históricas com o uso de pedras originais de 1942, para manter a autenticidade do local.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já