qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Projeto de Lorenzoni que acaba com taxa que encarece IPVA vai à votação na CCJ

Foto: Rodrigo Savedra

Através de requerimento, o deputado Rodrigo Lorenzoni solicitou preferência da Comissão de Constituição e Justiça para a votação do parecer favorável do relator ao Projeto de Lei 599/2023, que extingue a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

O projeto de Rodrigo foi protocolado em 19 de fevereiro do ano passado e está na CCJ desde março de 2024. O parecer com a aprovação foi entregue em julho, mas só agora, na próxima terça-feira (25/02) vai estar na pauta.

A taxa de expedição do CRLV, no valor de R$ 104,36, é cobrada junto com o IPVA, é obrigatória e o não pagamento gera multa. Mas é injusta, afirma o deputado Lorenzoni, porque “o processo está todo digitalizado, ou seja, o governo não tem mais o custo de emissão, de impressão e de logística e ainda assim, cobra a taxa da gente. É por isso que esse projeto, que vai dar um pequeno alívio no bolso e no orçamento dos gaúchos, precisa ser votado na CCJ. É o primeiro passo para tramitação de qualquer projeto na Assembleia.”

Fonte: Rodrigo Lorenzoni

CRA do Senado aprova programa de crédito e seguro para agricultores familiares

  Medida prevê juros subsidiados, prazos estendidos e consultoria técnica para fortalecer a produção dos pequenos agricultores diante das mudanças climáticas Confira na AgênciaFPA: https://bit.ly/4k8mECQ A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (7), o relatório do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) ao Projeto de Lei 3.684/2024, que cria o Programa Nacional de Cooperativas de

Qual será função de Campos Neto no Nubank e quando ex-BC assume cargo

O ex-presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, irá assumir um novo cargo no Nubank como Vice-Chairman e Chefe Global de Políticas Públicas da instituição. Ele também integrará o Conselho de Administração da Nu Holdings como membro não independente. Na nova função, Campos Neto irá reportar diretamente ao CEO e fundador do Nubank, David Vélez, e liderar a agenda global de políticas públicas