qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mapa de empresas aponta o RS como o estado com maior número de constituições de empresas no terceiro quadrimestre de 2024

Boletim registra 83.602 novos empreendimentos abertos durante o período
Foto: Divulgação

O Mapa de Empresas publicado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte aponta o Rio Grande do Sul como o Estado com maior percentual de empresas abertas no terceiro quadrimestre de 2024. O boletim aponta que foram constituídos 83.602 novos empreendimentos no período, que representa um aumento de 4,1% em relação ao segundo quadrimestre de 2024 e 17,5% em relação ao terceiro quadrimestre de 2023.

O Rio Grande do Sul também ocupa o segundo lugar entre os estados com menores tempos de abertura de empresas no terceiro quadrimestre de 2024, contabilizando o total de 9 horas para que o empreendedor possa abrir uma nova empresa. Em relação ao terceiro quadrimestre de 2023, o Mapa aponta para uma queda de 3 horas no tempo de abertura de novos empreendimentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, ressalta que o resultado reflete a recuperação do Estado ainda em 2024, ano em que houve a catástrofe climática que impactou a economia gaúcresulha. “Esses números indicam que a condução do governo do Estado, diante dos problemas causados pelas enchentes, está sendo assertiva e que estamos conseguindo, por meio da disponibilização de recursos e de outras diretrizes, oferecer um ambiente propício para o empreendedorismo”, disse.

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren Momback Mazzardo enfatiza a importância das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo para este destaque positivo no Mapa de Empresas. “O trabalho da autarquia em parceria com o Governo do Estado do RS é importante para alavancar o empreendedorismo gaúcho, contribuindo para a desburocratização no processo de abertura de novas empresas”, ressalta.

Entre os projetos da JucisRS, que auxiliam o Estado a ocupar o primeiro lugar do Ranking, está a plataforma Tudo Fácil Empresas (TFE) que permite a abertura de novos negócios em até dez minutos, de forma totalmente gratuita e sem burocracia. A ferramenta torna o processo ágil, rápido e eficaz.Além disso, o Tá Na Mão Empresas, lançado no Palácio Piratini na presença do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, possibilita a abertura de empresas pelo WhatsApp. O processo é realizado pelo número (51) 98137-0160 por meio de perguntas e respostas no chat do aplicativo.

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul é vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS.

Fonte: ASCOM SEDUC e JUCIRS RS

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con