qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Rodrigo Lorenzoni alerta para distorções nos processos de concessões do governo RS

Foto Rodrigo Savedra

“O objetivo final de um processo de concessão é atender o interesse público e está absolutamente claro que o interesse público não está sendo atendido”, disse o deputado Rodrigo Lorenzoni na reunião desta quarta-feira (19/02) da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Estava em discussão o projeto do governo Eduardo Leite que concede rodovias e estabelece cobrança de pedágios no Vale do Taquari e região Norte, o Bloco 2.

Para Rodrigo, as concessões e privatizações são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, mas os processos não podem ser maculados. “Porque nós temos inúmeros casos em que o agente sai do estado e no dia seguinte vira funcionário de uma empresa que venceu o processo de licitação e de privatização”, lembrou o deputado. E ressaltou que não se trata de uma acusação, mas de levantar uma dúvida, de fazer uma reflexão sobre a necessidade da Casa discutir um processo de quarentena.

Uma das maiores preocupações do líder da bancada do PL é que para arrecadar mais o governo só tem dois caminhos: criar e aumentar impostos – o que não é mais possível porque a sociedade não aguenta mais – ou aumentar a atividade econômica. E para ele o projeto do governo, da forma como foi concebido, vem na contramão: – “Se nós não cuidarmos do ambiente de negócios, do custo logístico, das condições para o desenvolvimento do setor primário, do setor industrial, do varejo, do setor de serviços, é óbvio que em cinco anos nós não vamos ter condição de pagar as contas, nem aumentando impostos. Então, aumenta-se ainda mais a gravidade daquilo que está em jogo.”

Rodrigo também lamentou o fato de que serão atingidas regiões altamente produtivas e importantes para nossa economia e que estamos acumulando passivos que vão precisar ser pagos nos próximos anos.

No final, como vice presidente da Comissão, Rodrigo sugeriu uma manifestação pública e ao governo, alertando para os riscos levantados, compartilhando contribuições e manifestando a predisposição da Comissão de ajudar a encontrar a melhor modelagem, que possa permitir melhores investimentos e tarifas justas, “de forma a garantir que os recursos do não pagamento da dívida sejam usados de forma estratégica e não pulverizados em obras de pouco poder transformador da nossa infraestrutura”.

 

Fonte: (Rodrigo Lorenzoni).

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con